FecharX

Festival da Goiaba une festa e gastronomia; veja como fazer um drink com a fruta

Para entrar no clima do Festival da Goiaba, que acontece em Rio Acima, confira a receita de uma bebida que tem como principal ingrediente a fruta



Créditos da imagem: iStock
Main image1
Aprenda a fazer um delicioso drink de goiaba com cachaça
Conteúdo Patrocinado
26/04/23 às 10:55
Atualizado em 26/04/23 às 10:57

O Festival da Goiaba, um evento tradicional que combina comida boa e atrações para toda a família, retorna esta semana. Entre os dias 28 de abril e 1º de maio, a festa onde a goiaba é a protagonista toma conta do município de Rio Acima, localizado a apenas 39 quilômetros de Belo Horizonte.  

A goiaba é nativa nas matas da região de Rio Acima e cultivada por agricultores familiares há gerações. Sendo assim, não é novidade que a fruta é parte importante da gastronomia da cidade. Apesar da goiabada levar a maior parte da fama, existe uma variedade enorme de receitas deliciosas e surpreendentes que levam o ingrediente.

Com o intuito de celebrar a época de colheita da fruta, a cidade contará com dezenas de barracas, onde uma gama de tradicionais doces, geleias e compotas artesanais serão comercializados para moradores e turistas. A prefeitura também promove um concurso para premiar o melhor prato ou bebida feito com goiaba elaborado pelos expositores locais. 

Para já entrar no clima do Festival da Goiaba, confira a seguir uma receita especial, em parceria com o Territórios Gastronômicos, de um drink de goiaba com cachaça, dois ingredientes bem típicos para os mineiros, que promete animar a festa.


Receita de drink de goiaba com cachaça


Ingredientes:


  • 45 ml de cachaça branca 
  • 120 ml de suco de goiaba
  • 5 ml de fernet branca
  • 10 ml de suco de limão taiti
  • 4 folhas de manjericão


Modo de preparo:


Coloque todos os ingredientes em uma coqueteleira ou recipiente com tampa, adicione bastante gelo e bata vigorosamente por cerca de 5 segundos. 

É importante se atentar a quantidade de cada ingrediente para a bebida ficar uniforme e saborosa, na dosagem certa.

Após a mistura, faça uma coagem simples para um copo com gelo, decore com um raminho de manjericão e está pronto o seu drink de goiaba. Simples e delicioso!

Dica: usar um copo resfriado para o consumo reduz a diluição do gelo em sua bebida. 


Veja também: Festival da Goiaba: entre no clima e aprenda a fazer bolinho de queijo com goiabada




O Festival da Goiaba teve sua primeira edição no ano de 2004. Foto: Divulgação


Confira as atrações do Festival da Goiaba


Além do destaque para a gastronomia mineira, a prefeitura de Rio Acima promove, durante os 4 dias do Festival da Goiaba, shows que reúnem artistas locais e nacionais para se apresentarem no Espaço Samsa, localizado no centro do município. 

Entre os nomes que marcam presença no palco desse ano estão Grupo Revelação, Comeketo, 14 Bis, Marcelino de Lima, Rapazolla, Lô Borges, Grupo Fundo de Quintal e muito mais. Também acontecem apresentações de dança e atrações infantis destinada aos pequenos. 


Participe do Festival da Goiaba e conheça Rio Acima


O Festival da Goiaba é uma oportunidade para conhecer Rio Acima. Com cerca de 10 mil habitantes, o município é popularmente conhecido como "Cidade das Águas" por suas diversas cachoeiras e nascentes.

Sendo assim, a cidade mineira é ideal para o turismo, tanto para conhecer as iguarias e produtos típicos da gastronomia, quanto para se aventurar na bela natureza local.

Acesse nossa agenda e confira todos os detalhes e a programação completa do evento, além de outras opções para turistar em Rio Acima.

Para mais informações, acompanhe as novidades da cidade através do Instagram da prefeitura de Rio Acima.