Bairro reúne opções que vão de restaurantes e bares a padarias artesanais e parque urbano na região centro-sul
O bairro Sion, na região centro-sul de BH, concentra uma variedade de cafés, bares, restaurantes e espaços culturais que atraem tanto moradores quanto visitantes. Localizado em uma área de fácil acesso, o Sion mistura gastronomia, lazer e cultura.
Confira abaixo dez opções no bairro, de padarias artesanais a espaços de convivência, passando por restaurantes italianos, japoneses e um parque com 35 mil metros quadrados de área verde.
Leia também:
O Caê é uma das casas do mesmo grupo do Timbuca, conhecido na cidade. No menu, entradas como pastel de queijo canastra com chutney de cebola e coxinhas de carne de sol com catupiry. Entre os pratos principais, há bobó de camarão com arroz de coco e medalhões de filé mignon. O espaço também funciona como bar, com drinks e carta de vinhos.
Endereço: R. Outono, 314 – Sion
O restaurante Al Amir serve pratos tradicionais da culinária árabe. O cardápio inclui esfirras, shawarma de filé com pasta de alho, cebola caramelizada e queijo, além de combinados que podem ser montados com itens como quibe cru, pasta de alho e coalhada seca.
Endereço: R. Venezuela, 658 – Sion
Aberto em 1987 na Savassi, o La Traviata ganhou uma unidade no Sion. O restaurante oferece pratos clássicos como fettuccine com parma e gnocchi de baroa com filé e cogumelos. A casa também serve sobremesas como canole recheado com creme de mascarpone e calda de frutas vermelhas. Funciona de terça a sexta para jantar, sábado para almoço e jantar, e domingo no almoço.
Endereço: Rua Santa Maria Itabira, 260 – Sion
Instalada em um casarão, a Panetteria Carazolli tem produção própria de pães de fermentação natural e viennoiseries como croissants, cruffins e New York Roll. Aos fins de semana, o local oferece brunch das 9h às 13h, em parceria com o Manju. O espaço é pet friendly.
Endereço: R. Turibaté, 96 – Sion
O Dona Ivone Butiquim funciona no modelo de comanda individual e tem ambiente com mesas em área aberta, rodeadas de plantas. O cardápio inclui moela na brasa com batata e aioli, costelinha com farofa e pipoca de frango com maionese e cebola caramelizada. Às quartas e quintas há promoção de chope em dobro até 20h.
Endereço: Rua Flórida, 31, R. Paraguai, 86 – Sion
Com 35.500 m², o Parque Mata das Borboletas abriga duas nascentes que abastecem o córrego Acaba-Mundo, afluente do Ribeirão Arrudas. A área possui trilha ecológica, brinquedos, equipamentos de ginástica, mesas de xadrez e um pequeno lago artificial. Não é permitido entrar com animais de estimação. A entrada é gratuita.
Endereço: R. Assunção, 650 – Sion
O restaurante Yukai funciona no bairro desde 1997. Trabalha com dois formatos de rodízio que incluem pratos quentes e frios, sashimis, temakis, ceviches, camarões empanados, yakisoba e picanha. As sobremesas também fazem parte do rodízio. O atendimento é feito por meio de tablets nas mesas.
Endereço: R. Grão Mogol, 1045 – Sion
O Bar do Antônio, conhecido como Pé de Cana, é uma das referências do Sion quando o assunto é comida de boteco. O espaço funciona de segunda a sábado até 1h e aos domingos até 18h, com área kids gratuita. No cardápio, há desde petiscos tradicionais, como pastéis, espetinhos, torresmo e iscas de tilápia, até pratos para compartilhar, como costelinha embriagada, picanha grelhada, rabada e medalhão de filé com salada de batatas.
Endereço: R. Flórida, 15 – Sion
O Bar Padrin funciona como ponto de encontro no Carmo Sion para quem busca comida de qualidade e preço acessível. O cardápio reúne entradas como crostini de cogumelo, com focaccia grelhada, pomodoro, cogumelo Portobello e maionese da casa, e crudo de carne com gema curada, furikake, farofa de pão e alface baby. Entre os principais, o milanesa de frango, feito com coxa e sobrecoxa desossadas, acompanha batata frita e maionese da casa. O espaço é pet friendly.
Endereço: R. Campanha, 11 – Carmo