FecharX

Livro de receitas da região da Lagoinha, em BH, é lançado hoje

E-book “Territórios e Redes Criativas - Etapa Lagoinha” teve curadoria do jornalista Daniel Neto, o Nenel do Baixa Gastronomia, e da Chef Mariana Gontijo, pesquisadora das raízes da gastronomia mineira



Créditos da imagem: Reprodução
Main nenel baixa gastronomia prancheta 1
A seleção dos botecos e restaurantes se deu a partir de um mapeamento realizado pelo jornalista Daniel Neto, o Nenel do Baixa Gastronomia
Redação Sou BH
10/08/21 às 09:29
Atualizado em 10/08/21 às 09:29

Com curadoria do jornalista e influenciador Daniel Neto, o Nenel do Baixa Gastronomia, e da Chef Mariana Gontijo, pesquisadora das raízes da gastronomia mineira, o e-book “Territórios e Redes Criativas - Etapa Lagoinha” será lançado nesta terça-feira (10), às 19h, no YouTube do Sebrae. Após o evento, o livro estará disponível para download. A publicação apresenta a história de 12 estabelecimentos da região da Lagoinha, em BH, cada um com uma receita especial.

A seleção dos botecos e restaurantes se deu a partir de um mapeamento realizado pelo jornalista, no qual foram identificados alguns empreendimentos que representam as diversas influências culturais presentes nos bairros da Região da Lagoinha. Enquanto Nenel experimentava pratos tradicionais, descrevia as características mais marcantes de cada receita e apresentava um pouco da história desses lugares em posts nas redes sociais, Mariana Gontijo ajudava os empreendedores a valorizar essa produção, sugerindo formas de apresentar os pratos, a calcular custos e preço final, a exibir os produtos na prateleira de um jeito mais atrativo e até alterar a disposição das mesas e balcões.

Para contar um pouco mais sobre esse processo de mapeamento desses estabelecimentos e seleção de receitas para o livro, Nenel e a Chef Mariana Gontijo vão conversar com Cátia Cândida da Silva, do bar Venda da Esquina, além de Marcos Boffa, diretor de Políticas de Turismo e Inovação da Belotur, e Ricardo Lana, analista do Sebrae Minas. Durante a live, os participantes vão, ainda, experimentar alguns petiscos tradicionais do estabelecimento e falar sobre receitas, sabores e histórias da gente da Região da Lagoinha.