FecharX

Parabéns pra você! Cantina do Lucas comemora 58 de história nesta quinta

Tombada como patrimônio histórico e cultural, a casa celebra mais um aniversário com brinde para seus clientes



Créditos da imagem: Kellen Pavão
Main cantinadolucas 3
Redação Sou BH
06/02/20 às 13:00
Atualizado em 06/02/20 às 13:00

História e tradição! O Restaurante Cantina do Lucas, ponto turístico e referência gastronômica em Belo Horizonte, comemora 58 anos de existência nesta quinta-feira, dia 6 de fevereiro. A data, que é celebrada com muita alegria e vigor, revela o peso e a importância das tradições, das receitas de qualidade e do atendimento. E para cantar parabéns em grande estilo, todos os clientes que passarem por lá hoje vão receber uma sobremesa (estrogonofe de chocolate) como brinde na compra de qualquer refeição. 

O espaço, localizado no Edifício Maleta, é tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural e se orgulha do cardápio composto por  petiscos para o happy hour, além de pratos à la carte, que são servidos no almoço e no jantar. Entre os mais requisitados estão o Filé à Parmegiana e o Filé Surprise, que realmente conquistaram o coração dos belo-horizontinos e visitantes.

Reduto de intelectuais, artistas, formadores de opiniões e grupos de amigos, o local também é conhecido como a casa do Sr. Olympio Peres Munhoz, o garçom mais tradicional da cidade, falecido no ano de 2003, aos 84 anos de idade. Imortalizado no Guiness Book como o garçom que exerceu a atividade por mais tempo no Brasil, sr. Olympio tem uma foto pregada na parede do restaurante em sua homenagem.

O estilo próprio e marcante do local faz com que ele, mesmo tantos anos depois da inauguração, continue sendo um ponto de encontro do que há de mais conceituado em nível de cultura e boemia em Belo Horizonte. Por isso, quem passar pela casa pode aproveitar a oportunidade para conhecer histórias interessantes sobre a cidade e conversar sobre gastronomia e cultura.

Além disto, os visitantes podem apreciar a decoração do local, que preserva características originais. 
A parede é revestida por típicos azulejos decorados nas cores azul e branco e as grades são em ferro trabalhado, originais em verde escuro. Já na parte interna ainda existem as inconfundíveis garrafas dispostas em prateleiras no teto e as paredes são revestidas em madeira escura da loja, também original, porém restaurada.

O restaurante funciona de terça a sábado, de 11h30 às 2h; e de domingo a segunda, de 11h30 às 1h.