FecharX

Um cantinho para um café e uma boa prosa

Lojas se especializam na produção e comércio de produtos caseiros



Créditos da imagem: Débora Gomes
Main 204744 quitandarte
Geleias de todos os sabores na prateleira do Quitand'arte
Redação Sou BH
21/01/15 às 20:13
Atualizado em 01/02/19 às 20:01

Por Débora Gomes, Jornalista Sou BH

O cheirinho de café passado na hora convence qualquer apaixonado pela bebida a entrar no armazém e cafeteria Quitand’arte (Rua Antônio de Albuquerque, 369, Savassi). O pequeno estabelecimento, localizado na região da Savassi, conquista pela aparência, pelo conforto e principalmente pelo atendimento e pelos bolos, quitandas e geleias caseiras: tudo produzido da tradicional forma “mão na massa”.

O estabelecimento é uma parceria dos irmãos Iara Rodrigues e Rafael Júnior. Nascidos no interior de Minas Gerais, os dois cresceram em meio às guloseimas e quitutes preparados pela mãe, pelas tias e pela avó. “Minha mãe sempre foi uma quitandeira de mão cheia. E num almoço de família, lá pelas tantas, todo mundo bêbado já, meu irmão falou: um dia a gente precisa fazer uma coisa pra mãe pra ela poder fazer o que gosta de verdade, que é expor essas quitandas dela”, conta Iara.

Em seguida, a proprietária do espaço escreveu tudo que ia fazer da vida até seus 30 anos e, hoje, quase cinco anos depois, vê parte de seus sonhos realizados com as portas do Quitand’arte abertas.

Tudo é feito com muito capricho pelas mãos de Iara, que conta com duas ajudantes para produzir as quitandas. “A maioria dos produtos são feitos por mim. Dá diferença de uma pessoa para outra na produção de uma mesma receita. Algumas pessoas tem a mão mais quente, outras a mão mais pesada, por isso faço questão de acompanhar tudo”, conta.

Nas prateleiras rústicas, com uma cara bem interiorana, os bolos têm destaque. De fubá com goiabada, maçã com canela, cenoura com calda de chocolate: tem para todos os gostos. “Os mais procurados são os de maçã e canela e os de laranja. São tiro e queda nas vendas”, afirma. As geleias também têm seu lugar: de morango, jabuticaba, amora, abacaxi com pimenta e cagaita, feitas da fruta pura, sem corantes ou aditivos industrializados.

O estabelecimento, que nem sempre foi na Savassi, possui uma sede também no salão Tif’s (Rua Inconfidentes, 615), onde são produzidos todos os produtos comercializados. “Aqui não tenho espaço para ter uma cozinha. Lá, faço todos os produtos e trazemos pra cá”, conta Iara. A intenção da proprietária é ampliar o armazém e produzir as quitandas lá mesmo. “Se o cheiro de café já atrai as pessoas, imagina se fizermos os bolos aqui? As pessoas vão poder comer e também levar pra casa os produtos que acabaram de sair do forno. Quentinhos”, planeja Iara.

O Quintand’arte fica na Rua Antônio de Albuquerque, 369, Savassi. É possível encontrar os produtos também no salão Tif’s, unidade Savassi, na Rua Inconfidentes, 615.

Também com a ideia de comercializar produtos caseiros, uma lojinha no bairro Santa Lúcia resgata o sabor dos bolos. Com receitas tradicionais e perfumadas, sempre acompanhadas por um café fresquinho, a Carlota Bolos (Rua Kepler, 385, Santa Lúcia) oferece uma opção saudável e de qualidade assegurada para os clientes.

“Os bolos são minha paixão. E nosso bairro, por lembrar muito interior, me inspirou. E conversando com familiares, surgiu a ideia da loja”, conta a proprietária Carla Damazio, que sempre gostou de cozinhar e viu nos bolos uma maneira de colocar em prática o que gosta.

Segundo a proprietária, o diferencial do estabelecimento é a falta de conservantes e emulsificantes nos produtos. “Eles são feitos com muitas frutas e sempre fresquinhos”, completa.

Do forno saem receitas simples como bolo de fubá com erva doce e de banana, vendidos em pedaços ou inteiros. Também de família do interior, Carla começou a anotar receitas com 16 anos e, no fim de 2013, com o apoio da mãe e das irmãs, começou a fazer os bolos e a vender para amigos e conhecidos.

O estabelecimento, localizado na Rua Kepler, 385, Santa Lúcia, é uma parceria entre Carla e a Villa Pizza, já instalada na região.

No bairro Floresta, os bolos também têm seu lugar. Na Bolos Caseiros (Rua Pouso Alegre, 1146, Floresta), a empresária Darli de Sousa produz e vende mais de 15 tipos de bolos. A ideia da loja é ser, além de um ambiente aconchegante, uma extensão da casa de nossos avós. "“A intenção é que as pessoas se sintam à vontade para escolher sua opção favorita ou provar novos sabores", conta Darli.

Nas receitas simples, há sabores para todos os gostos. De bolo de laranja a cenoura, fubá com queijo e goiabada a chocolate com café: tem um pouco de tudo para ativar a memória e aguçar o paladar.

O cliente pode encomendar seu bolo, escolher algum para comer em casa mais tarde ou saborear uma fatia na própria loja, que conta ainda com biscoitinhos, pão de queijo e roscas caseiras. E para acompanhar, café feito no tradicional coador de pano, cappuccino, chás diversos e chocolate quente.

A Bolos Caseiros, localizada na Rua Pouso Alegre, 1146, Floresta, funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h. Sábado, das 9h às 15h.