FecharX

Vovó influencer, Dona Dirce ganha programa de culinária afetiva na TV Globo Minas

Com mais de 1 milhão de seguidores no TikTok, ela irá receber convidados mineiros para preparar pratos recheados de histórias



Créditos da imagem: Reprodução TV Globo Minas
Main dona dirce   reprodu%c3%a7%c3%a3o tv globo minas
Dona Dirce, que passou a maior parte da vida trabalhando como enfermeira, gosta de costurar, cozinhar, cuidar das plantas e fazer crochê, mas o que vem ocupando cada vez mais seu tempo é a atuação como influenciadora digital
Redação Sou BH
13/10/22 às 09:57
Atualizado em 14/10/22 às 18:11

Aos 75 anos, Dona Dirce, a vovó influencer que soma 1 milhão de seguidores no TikTok e outros 310 mil no Instagram, estreia no sábado (22/10), às 15h15, o programa ‘Comida de Vó’, na TV Globo Minas. Na atração, a mineira de Uberlândia irá receber convidados para preparar pratos recheados de história e afeto. O programa também vai abordar temas como etarismo e empoderamento feminino, que marcam a essência da agora apresentadora. 

“A ideia é reunir a família em frente à TV para relembrar momentos saborosos com as avós em todos os sentidos. O Comida de Vó valoriza a gastronomia mineira, protagonizada por muitas avós em nosso Estado, mas pretende destacar muito mais as pessoas que criaram ou transmitiram essas receitas, que são as avós”, explica Anaísa Toledo, idealizadora e diretora do programa. 

Dona Dirce, que passou a maior parte da vida trabalhando como enfermeira, gosta de costurar, cozinhar, cuidar das plantas e fazer crochê, mas o que vem ocupando cada vez mais seu tempo é a atuação como influenciadora digital. 

“Uma das minhas netas está sempre comigo gravando os vídeos e todos os dias procuro parar um tempo para responder mensagens dos meus seguinetes. Até me preocupo quando alguns deles, que aparecem com mais frequência, desaparecem”, destaca a influencer que não esconde a empolgação em estar na Globo: “Virei apresentadora de TV com 75 anos e ganhei um programa na Globo. Quem aí vai dizer que a gente não pode sonhar em qualquer idade?”.

Em cada episódio, um convidado diferente. A jornalista criadora de conteúdo digital, Natália Dornellas, de Guarani (MG), é a primeira a ser recebida por Dona Dirce. Cocriadora do podcast @asperennials e colunista da @claudiaonline, ela ensina a receita da ‘rosquinha envergonhada’. Por ser preparada com uma pitada de corante para deixar a iguaria rosada, a avó de Natália dizia que a rosquinha estava envergonhada.

Mariana Gontijo, chef de cozinha nascida e criada em Moema (MG), traz a receita do ‘bolinho frito de fubá de canjica’ que suas avós faziam. Especialista em cozinha mineira, ancestral e feminina, Mariana conta que, durante a pandemia, provar um pedaço do bolo de sua avó revigorou as energias. 

Tânia Borges, de João Monlevade (MG), trabalhou muitos anos como modelo até fazer faculdade de Gastronomia. Para ela, não havia como fugir da influência de sua avó materna, quitandeira de mão cheia. Praticante da cozinha afetiva, Tânia leva ao programa a receita de feijoada da “Vó Gorda”. 

A avó Hemengarda, do cozinheiro belo-horizontino Guilherme Melo, é autora da quarta receita do ‘Comida de Vó’: o vatapá mineiro. Feito com frango desfiado, camarões, castanha de caju, leite de coco e azeite de dendê, esse é mais um prato que promete deixar o público com água na boca. 

“Os convidados foram escolhidos com base no intenso vínculo que têm com as avós e suas receitas preferidas. Enquanto vamos ouvindo suas histórias, também lembramos das nossas avós e de nossas comidas preferidas que elas faziam ou ainda fazem”, ressalta Anaisa. A diretora acrescenta: “Ao fim de cada episódio do Comida de Vó, mostramos as fotos das avós dos integrantes da equipe do programa. Foi uma forma de marcar o carinho e a importância dessas mulheres para cada um de nós.”

O Comida De Vó vai ao ar nos próximos sábados de outubro (22 e 29) e de novembro (05 e 12) às 15h15, na TV Globo, depois do “Rolê nas Gerais”.