PBH pretende quadruplicar ciclovias até 2020 e limitar a velocidade em vias da Savassi
Plano Diretor prevê mais de 100 ações e medidas de incentivo ao uso de bicicletas
Reprodução Flickr PBH
Baixo custo, não poluente e
contribui para a diminuição do fluxo de trânsito, as bicicletas podem aparecer
com mais frequência nas ruas da capital nos próximos anos. A Prefeitura de Belo
Horizonte aprovou um plano que prevê a criação de mais ciclovias e medidas de
incentivo para os ciclistas. O objetivo é chegar a 411 Km de rotas até 2020 e
limitar algumas vias da cidade a 30 Km/h.
Atualmente, BH possui 37 ciclovias espalhadas pelas sete regionais. São cerca de 83 Km exclusivos para o trânsito de bicicletas. Porém, muitas áreas precisam de manutenção ou não atendem ao número de ciclistas da capital.
O Planejamento
A partir do Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PlanMob - BH), a PBH prevê a expansão dessas rotas já existentes, além de mais de 100 ações de incentivo ao uso de bicicletas. Atingir 411 Km até 2020 é o principal objetivo. Mas outras medidas serão implantadas, como a manutenção do programa Pedala BH da BHTrans que promove facilidades para os belo-horizontinos que optarem por bicicletas. Além disso, serão instalados novos bicicletários pela capital e a manutenção das ciclovias já existentes.
O projeto Zona 30 também fará parte do pacote completo de ações, uma medida que limitaria a velocidade de determinadas vias da capital a 30 Km/h, o que facilitaria a divisão de espaço entre carros e ciclistas. A primeira zona ficaria na Savassi, englobando a área entre as Avenidas Brasil, Getúlio Vargas, Afonso Pena e Cristóvão Colombo.
O Plano de Mobilidade por Bicicleta faz parte do PlanMob e tem previsão de passar por audiência pública até o fim de agosto. Aprovado pelo prefeito Alexandre Kalil em julho, o plano integra o projeto que visa garantir que até 6% do deslocamento em BH seja feito por meio de bicicletas, além de promover uma cultura do uso das magrelas como o principal meio de transporte.