Defesa Civil de BH recomenda evitar bebidas alcoólicas durante onda de calor

Temperaturas na capital mineira podem chegar a 32ºC nos próximos dias

Créditos da imagem: Freepik
Dentre diversas orientações, o órgão municipal recomenda evitar bebidas alcoólicas, que podem intensificar a desidratação
Redação Sou BH
02/05 às 13:05
Atualizado em 02/05 às 13:08

Na manhã desta quinta-feira, 2 de maio, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de onda de calor que afeta Belo Horizonte e outras 493 cidades de Minas Gerais. 

Continua depois da publicidade

Logo em seguida, a Defesa Civil da capital mineira publicou em suas redes sociais uma série de recomendações para ajudar a população a lidar com o calor extremo e evitar problemas de saúde, como desidratação. Dentre diversas orientações, o órgão municipal recomenda evitar bebidas alcoólicas.

Motivo para evitar bebidas alcoólicas

As altas temperaturas podem ocasionar desidratação, quedas de pressão e, ainda, elevar os riscos de AVC e infarto em pessoas com comorbidades e quadros pré-existentes de hipertensão e diabetes. O consumo de bebida alcóolica aliada as altas temperaturas pode acelerar a desidratação em nosso organismo.

Temperaturas acima da média

As temperaturas em Belo Horizonte, que podem chegar a 32ºC nos próximos dias, estão significativamente acima da média para maio, que é de 25,7ºC. 

Orientações da Defesa Civil:

  • Hidratação: Beba bastante água ao longo do dia para manter o corpo hidratado.
  • Evite o sol direto: Reduza a exposição ao sol, principalmente entre 10h e 16h. Use chapéu, óculos de sol e protetor solar.
  • Atividades físicas: Diminua os esforços físicos, especialmente nos horários mais quentes do dia.
  • Alimentação: Prefira refeições leves e evite o consumo de bebidas alcoólicas, que podem intensificar a desidratação.
  • Cuidados com vulneráveis: Evite que crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas fiquem expostos ao sol ou em veículos estacionados ao sol.