FecharX

Tradição! Conheça alguns bares clássicos de BH nos 122 anos da cidade

De petisco à cerveja gelada, a capital dos bares consegue agradar todos os gostos e paladares



Créditos da imagem: Syda Productions / shutterstock.com
Main shutterstock 464199170
Amanda Santos *
12/12/19 às 14:00
Atualizado em 12/12/19 às 17:52

Happy Birthday, Belô! Hoje a capital mineira celebra mais um ano de vida e a comemoração pede o que os belo-horizontinos mais gostam: um bom e velho encontro de bar. São 122 anos de transformações, evoluções e conquistas. E nessa longa trajetória, uma coisa nunca muda por aqui: o caso de amor dos moradores com os barzinhos.

O romance, digno de um filme romântico, já faz parte da história de Beagá e é um dos principais atrativos para os turistas. Tanto é que nosso cantinho mineiro é reconhecido nacionalmente como a capital dos bares. Que responsa, né?

Os milhares de estabelecimentos se dividem entre as lojas e calçadas da cidade e alguns estão aqui há muitos anos. E como hoje é uma data tão especial, o Sou BH vai celebrar destacando bares clássicos de BH. Confira!

1) Bar da Esquina
Endereço: R. Sergipe, 146

Localizado numa movimentada esquina da capital mineira, entre as ruas Sergipe e Timbiras, em frente a Igreja da Boa Viagem, o Bar da Esquina foi fundado em 1959 num elegante casarão estilo art déco construído em 1902. Desde a sua inauguração, o espaço acompanhou o crescimento da cidade e tornou-se um tradicional ponto de encontro de artistas, músicos, jornalistas, poetas, políticos e personalidades que marcaram a história de Belo Horizonte. No menu estão petiscos, pratos, massas, saladas, sanduíches, espetos, cervejas e drinques.

2) Bar do João
Endereço: R. Tomé de Souza, 810 – Savassi

O Bar do João já faz parte da história da Savassi há muitos anos. A casa é um espaço para quem aprecia o típico boteco, com mesas na calçada, bom papo, rock'n'roll, tira-gosto, porções e, claro, cerveja gelada. É famoso entre estudantes universitários e traz o clima descontraído embalado pela tradicional cultura mineira de boteco. 

3) Bar da Lora
Endereço:  Av. Augusto de Lima, 744 – Centro

Localizado em uma das mais concorridas esquinas do Mercado Central, o Bar da Lora é conhecido por oferecer tira-gostos e cerveja gelada, além de chamar a atenção pela simplicidade e movimento. O espaço conquistou fama após ser premiado em 1º lugar do Festival Comida di Buteco em 2010 e desde lá seu número de frequentadores, que se unem em pé ali mesmo no balcão, aumentou.

4) Bar do Orlando
Endereço: Rua Alvinópolis, 460 - Santa Tereza

Na ativa desde 1919, o longevo bar comemorou seus 100 anos neste mês de dezembro. O espaço, inaugurado originalmente como uma loja de artigos de pesca, já que na época da fundação ainda era possível tirar traíras e lambaris do Rio Arrudas, é um dos principais pontos do Santa Tereza. Hoje, as prateleiras acomodam itens de mercearia, como sabão em pó e enlatados e o menu oferece várias opções de cervejas e petiscos.

5) Bolão
Endereço: Praça Duque de Caxias, 288 - Santa Tereza

Conhecido como um dos melhores fins de noite de BH, o Bolão tem fama e tradição. Afinal, são quase seis décadas de boêmia na região de Santa Tereza. Entre os destaques da casa estão o seu famoso espaguete à bolonhesa. Por lá, os clientes ainda podem apreciar suas opções de almoço e assistir os jogos de quarta num espaço especial para as torcidas.

*sob supervisão da jornalista Bárbara Batista