5 distritos de Ouro Preto para sair do óbvio no fim de semana - Aqui Pertin

Confira alguns distritos de Ouro Preto para você aproveitar ao máximo as riquezas históricas, culturais e naturais da região mineira

Créditos da imagem: Yaya Souza
A Chapada está localizada a 15 km de Ouro Preto e 8 km de Lavras Novas
Yaya & Tiago - Aqui Pertin
22/06/23 às 10:23
Atualizado em 22/06/23 às 10:23

Referência no turismo mineiro, Ouro Preto é um dos destinos mais tradicionais para quem busca visitar uma cidade histórica. Localizado na Serra do Espinhaço, o município é um epicentro de cultura, arte, arquitetura e gastronomia no interior de Minas já conhecido por muitos.

Mas a região ainda é um ótimo passeio mesmo para os que já a visitaram uma ou várias vezes. O entorno da cidade oferece uma variedade de atividades e lugares para serem explorados muito além dos roteiros de viagem típicos. Pensando nisso, separamos alguns distritos para você conhecer Ouro Preto fora do óbvio. Confira!

Continua depois da publicidade

São Bartolomeu


Localizado a 97 km de Belo Horizonte, São Bartolomeu é um distrito pequeno, mas ideal para quem aprecia o contato com a natureza. Ao todo, são 43 cachoeiras e inúmeras trilhas na região. Uma das principais é a Cachoeira de São Bartolomeu, também chamada de Norata, que tem uma queda de 47 metros. Além das quedas d'água, uma opção mais calma para toda a família é se refrescar nas prainhas do Rio das Velhas, já que o famoso rio faz margem com a cidade.

Gostou? Veja aqui tudo o que você precisa saber para conhecer São Bartolomeu.

Santo Antônio do Leite


Santo Antônio do Leite, também conhecido como o distrito de Leite, é um local tranquilo há apenas 30 km de distância de Ouro Preto. Com cerca de 2 mil habitantes, é uma boa pedida para uma hospedagem pacífica, conhecendo a Igreja de Santo Antônio, o artesanato local e alguns pontos naturais. A maior atração da região é a Pedra da Loucura, onde você faz trilha pelas montanhas e, ao chegar no topo, é recompensado com uma vista para o Pico de Itabirito, em Ouro Branco, e o Pico do Itacolomi, em Ouro Preto. 

Quer saber como chegar e onde se hospedar no Leite? Confira aqui.

Lavras Novas


Um dos destinos mais procurados, Lavras Novas tem a cara das montanhas de Minas. O distrito fica a 110km de BH, perto da entrada da cidade de Ouro Preto. Assim como toda a região, Lavras Novas também possui trilhas e cachoeiras que valem a pena conhecer, como a Cachoeira do Pocinho - com uma queda pequena e rasa perfeita para nadar - e a Trilha do Mirante do Teleférico - com uma bela vista panorâmica. Outra opção famosa é o passeio de quadriciclo, no qual é possível passar por vários pontos da cidade.

Quer saber mais? Confira um roteiro completo por Lavras Novas.

Cachoeira do Campo


O que não falta em Cachoeira do Campo são lugares para se visitar. Um dos pontos mais famosos é a Praça do Artesão, onde acontece uma feira de artesanato que é a cara do interior. O distrito tem a bela Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, onde ocorreu a consagração do primeiro governador eleito da história das Américas. Cheio de história, outra opção interessante é o Museu das Reduções, que possui réplicas de monumentos da arquitetura brasileira ao longo dos séculos. 

Se interessou? Clique aqui e saiba mais sobre o que fazer em Cachoeira do Campo.

Chapada


Localizada a 15 km de Ouro Preto, a Chapada é o menor lugar dessa lista. Com apenas 50 habitantes, o subdistrito é indicado para quem quer descansar em um vilarejo agradável e familiar. A Chapada não tem sinal de telefone, mas tem restaurantes gostosos e lindas cachoeiras para serem exploradas. As principais são a Cachoeira do Castelinho, a Cachoeira do Falcão e a Cachoeira do Moinho.

Quer mais dicas? Chapada: o vilarejo de 50 habitantes e natureza exuberante.

Para esses e outros roteiros, siga o @aquipertin no Instagram.