FecharX

Aqui Pertin: onde se hospedar e o que fazer em Santo Antônio do Leite

Distrito de Ouro Preto, Santo Antônio do Leite é um refúgio perto de Belo Horizonte para quem busca descanso e conforto



Créditos da imagem: Yaya Souza
Main santo antonio leite
Igreja de Santo Antônio em Santo Antônio do Leite/MG.
Yaya & Tiago - Aqui Pertin
13/04/22 às 07:00
Atualizado em 13/04/22 às 07:00

Ouro Preto é uma cidade cheia de encantos, mas a diversidade dos seus distritos também é de encher os olhos. Ao todo, são 12 destinos que merecem - e serão - desbravados no #aquipertin. Alguns dispensam apresentação, como Lavras Novas, outros você já descobriu por aqui, como São Bartolomeu. E o destino de hoje também merece uma matéria inteira. Então, ‘bora conhecer Santo Antônio do Leite com a gente?

Onde fica e como chegar em Santo Antônio do Leite

Santo Antônio do Leite fica a 83 km do centro de Belo Horizonte, e, a apenas 30 km de distância de Ouro Preto. O trajeto, pela BR-356, é muito tranquilo e pode ser feito em aproximadamente uma hora e trinta minutos. 

O distrito de Leite, como é popularmente conhecido, é famoso pelo artesanato em porcelana e cerâmica e pela produção de joias em prata. Por ser um local pequeno, com aproximadamente 2 mil pessoas, é também muito tranquilo. É comum ver os olhares curiosos das pessoas na rua para os carros que chegam, muitas vezes com hóspedes do Hotel Ville Real.

Onde se hospedar no Leite 

Nós nos hospedamos no Hotel Ville Real, localizado na praça da Igreja Santo Antônio. O hotel, que traz em suas hospedagens muitas referências da história de Minas Gerais, oferece um serviço de alto padrão. Ao todo são 46 acomodações, divididas em luxo, super luxo, sobrado duplex e  solar com hidro. A arquitetura permite uma experiência de se hospedar em uma reprodução muito charmosa das vilas coloniais do século XVIII. 

A estrutura do hotel conta com piscina externa com cascata, quadra de tênis, academia, piscina coberta e aquecida integrada com sauna, playground, redário, bicicletário, SPA e recreação adulto e infantil. As hospedagens possuem sistema pensão completa, com café da manhã, almoço e jantar inclusos. 

dica #aquipertin: o destaque é, com toda certeza, para o jantar especial que acontece aos sábados, com música ao vivo no espaço de festas do hotel. Muito charmoso.

O pacote de hospedagem com todas as refeições inclusas, de sexta a domingo, para duas pessoas, fica a partir de R$ 2.030,00, com crianças até 6 anos sendo cortesia. O Ville Real é pet friendly e cobra uma taxa de R$ 40,00 por pet, por diária. 


O que fazer em Santo Antônio do Leite

O distrito é bastante conhecido pelas igrejas e por dois atrativos naturais: a Cachoeira da Estiva e a Pedra da Loucura.


The Walk in Leite/Reprodução

Igreja de Santo Antônio

A igreja de Santo Antônio é o cartão postal do Leite. Datada do século XIX, a igreja tem pinturas de Honório Esteves e foi ampliada com muito esforço e esmola dos moradores. No início dos anos 80, a capela-mor foi derrubada para a ampliação do espaço interno e o altar principal se perdeu, mas, ainda sim, tem bastante referência da época de construção.

Cachoeira da Estiva

A Cachoeira da Estiva é um dos principais atrativos naturais do Leite. A caminhada é de aproximadamente 3 quilômetros a pé, de fácil acesso. Saindo da igreja de Santo Antônio, a antiga trilha de escravos passa, inclusive, pelas ruínas de um antigo moinho de fubá. 

Pedra da Loucura

A trilha até a Pedra da Loucura é um passeio em meio às montanhas de Minas para quem busca paz, com distância de 3,7 quilômetros. O mirante é uma laje de pedra calcária de onde é possível avistar o Pico de Itabirito, em Ouro Branco, e o Pico do Itacolomi, em Ouro Preto. A trilha tem um grau médio de dificuldade, mas o visual compensa demais. 

Siga o Instagram do @AquiPertin e acompanhe os detalhes deste e de outros destinos.