FecharX

Aqui Pertin: como fazer um bate e volta pet friendly em Sabará

O Aqui Pertin visitou a cidade de Sabará e trouxe dicas do que fazer em um bate e volta super especial por Sabará com seus animais de estimação



Créditos da imagem: Yaya Souza
Main nossa senhora do o
Bóris e Margot se divertiram muito na cidade de Sabará.
Yaya & Tiago - Aqui Pertin
02/09/21 às 10:35
Atualizado em 02/09/21 às 10:35

Viajar por Minas é sempre surpreendente e o nosso roteiro de hoje nos trouxe surpresas incríveis, tanto pelo mergulho na história, quanto pela gastronomia. Ah, e, desta vez, não fomos sozinhos! Caímos na estrada para um bate e volta muito pertinho com os nossos pets: Bóris e Margot. 

Dica #aquipertin: para um bate e volta com seu pet é necessário certo planejamento. Primeiro, certifique-se de sair bem cedinho para que o calor não seja um problema e adiante o horário da ração, para que ele não fique com fome ao longo do dia. Além disso, é fundamental o cuidado no carro: é proibido guiar com o animal à esquerda do condutor, entre seus braços ou suas pernas, ok? E lembre-se de levar um recipiente para água e muitas sacolinhas para recolher os ‘presentes’ que ele deixa por aí, hein? 

Leia também:


Conhecendo a história do Brasil em Sabará

Confessamos que, por mais que fique a apenas 20 km de Belo Horizonte, a gente não conhecia Sabará. Até que já passamos muito por lá indo para outros lugares, mas esta foi a primeira vez que vivenciamos a história e a gastronomia de Sabará como ela merece. E já adiantamos, nós - e nossos pets - amamos! 

Sabará é uma das mais tradicionais cidades do estado e foi palco de grandes momentos da história nacional na época do Império e da exploração do ouro em Minas Gerais. Por isso, inclusive, a cidade tem muitas referências arquitetônicas desta época por todos os cantos. Então, veja alguns pontos turísticos superlegais em Sabará. 

Igreja Nossa Senhora do Rosário


Um dos principais pontos turísticos de Sabará, logo ali na Praça Melo Viana, a igreja inacabada é um uma aula de arquitetura. As obras iniciadas em 1768 foram interrompidas diversas vezes, por falta de recursos, até serem paralisadas após a abolição da escravatura em 1888 e, com isso, é possível visualizar a técnica construtiva adotada nos grandes templos coloniais. Além de histórica, ela rende cliques bem lindos!

Igreja de São Francisco de Assis

Por estar bem no alto, é fácil ver a Igreja de São Francisco de longe. Ela é uma igreja de 1772, com pintura em tons de amarelo e muita referência barroca. Hoje, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional. Bóris e Margot adoram descansar na pracinha da igreja e sentir o clima gostoso de Sabará. 

Teatro Municipal de Sabará

Nossa terceira parada foi no Teatro Municipal de Sabará, antiga Casa da Ópera. A história do teatro nos surpreendeu muito! Ele é o segundo teatro mais antigo em funcionamento no Brasil, ficando atrás apenas da Casa da Ópera de Ouro Preto, e a construção começou em  1770. Em 2019, passou por uma grande restauração.

Já recebeu as visitas dos dois imperadores do Brasil, Dom Pedro I, em 1831, e Dom Pedro II, em 1881, e nele atuaram grandes companhias artísticas. O Teatro não permite a entrada de pets, mas eles podem ficar na portinha te aguardando. Inclusive, o pessoal do teatro adorou nossos filhotes! <3 

Chafariz do Kaquende

Aproveitamos que o chafariz do Kaquende era bem pertinho e, como já estávamos encantados pela cidade, fomos nos garantir na lenda de que quem bebe a água do Chafariz, que vem de uma nascente do Morro São Francisco, sempre retorna a Sabará. E, ó, o ponto turístico é bem disputado, já que os moradores também pegam água de lá. Tinha até fila! 

Igreja Nossa Senhora do Ó

Não poderíamos deixar de passar no ponto turístico mais histórico de Sabará, a Igreja Capela Nossa Senhora do Ó, construída em 1720, e uma das preciosidades do barroco.

A capela é uma das mais antigas igrejas mineiras, tem uma estrutura pequena e simples, mas um interior lindíssimo, que tem atraído a atenção de importantes historiadores da arte. A capela é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e cobra uma entrada de R$5,00 para visitação. 

Dica #aquipertin: coloque o mundo no mudo, esqueça telefone - até porque fotos e vídeos não são permitidos - e sinta a paz que o interior desta capela transmite. 

A capela não aceita pets, mas faça um revezamento com quem estiver com você e não deixe de visitar. Vale muito a pena! 

Funcionamento: quinta a domingo, exceto no último domingo de cada mês, das 9h ao meio-dia e das 13h às 17h. Não é necessário agendamento para as visitas, e os grupos poderão entrar por ordem de chegada.

Provando a gastronomia sabarense no Restaurante Jotapê

Veja como foi a nossa visita ao Restaurante Jotapê:

Nosso passeio por Sabará incluiu uma parada deliciosa no Restaurante Jotapê. A casa , localizada no bairro Pompéu, funciona no esquema self-service de comida mineira, caseira e servida no fogão à lenha. O que mais chama a atenção, além de uma super horta e muito contato com a natureza, é a cozinha afetiva. Juntas, a Iara e Carol, mãe e filha, conduzem o lugar com muito amor e muito sabor e, de fato, tudo isso chega até o prato dos clientes há mais de 20 anos. 

Todos os alimentos servidos no fogão do Jotapé são produzidos artesanalmente e as hortaliças vão da horta para o fogão. Além disso, eles buscam muito valorizar os alimentos Sabarenses, como ora-pro-nóbis e jabuticaba. São muitas opções de comida e provamos um pouco de tudo, incluindo linguiça com ora-pro-nóbis, bolinho de mandioca com jabuticaba, língua ao molho de jabuticaba, carne de panela, feijão tropeiro… meus amigos, a balança que lute! 

Na carta de drinks é possível provar várias opções com cachaça, já que lá também é onde se produz a Cachaça Jotapé, e drinks com jabuticaba. Não bastasse isso tudo, eles têm uma diversidade de doces caseiros e ainda é pet friendly! Boris e Margot adoraram! 

Dica #aquipertin: dentro do restaurante também existe a loja Sabará&Sabor, que vende mais de 40 produtos artesanais a base de jabuticaba, como geleias, molhos, licor e a famosa jabuticabada defumada, queridinha dos chefs de cozinha de Belo Horizonte.

📍 Bairro Pompéu - Sabará/MG
🕛 Funcionamento: sábados, domingos e feriados - de 11:30 às 16h
💸 R$ 69,90/kg
🐶 Pet friendly

Fechando o dia em um pôr do sol especial


Para fechar o dia, descobrimos um pôr do sol que precisa ser compartilhado, o da Igreja Nossa Senhora da Soledade. A igrejinha fica a seis quilômetros do centro de Sabará, sendo três deles de estrada de terra, no Morro da Soledade, e é considerada uma das principais capelas rurais da região. 

O visual é lindíssimo, com um horizonte tão amplo que você vê toda Belo Horizonte e até Confins e a ‘golden hour’ vai render fotos muito lindas! Como nem tudo são flores, a estrada de terra é bem ruim, com trechos muito estreitos e esburacados, então, preparamos algumas dicas para que o passeio não vire #perrenguechique:

1️⃣ Para chegar, pode procurar por Igreja da Soledade no maps e seguir o GPS; o caminho está certinho.

2️⃣ Em épocas de chuva, evite ir com carros que não sejam 4x4; nosso carro é comum e foi tranquilamente, mas se o solo estivesse molhado, iria atolar.

3️⃣ É possível chegar de bike ou a pé, mas a trilha exige um pouco de esforço.

4️⃣ Vá para o pôr-do-sol, mas não fique exatamente até ele ir embora; descer no escuro pode ser complicado.

5️⃣ O local aceita pet, mas eles voltarão bem sujinhos pra casa. 

Após um dia incrível, a gente voltou para casa com o coração cheio de paz, o espírito leve e o corpo bem cansado. Bóris e Margot também amaram o passeio, se sujaram e se divertiram muito. Sabará foi uma grata surpresa e um roteiro que, com certeza, faremos mais vezes com nossos pais e amigos! 

É bom passar o dia com a família, né? Coloque Sabará na sua listinha e vá #aquipertin. 

Siga o Instagram do @AquiPertin e acompanhe os detalhes deste e de outros destinos. 

Mapa do Aqui Pertin Sabará: