FecharX

Belo Horizonte é eleita cidade membro do conselho da World Tourism Cities Federation

Com a nomeação, a capital mineira participará mais ativamente da tomada de decisões executivas da instituição



Créditos da imagem: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
Main ege130321gr078
A entidade, criada em 2012, é uma organização internacional de turismo sem fins lucrativos que visa promover intercâmbios e cooperação entre seus membros e a indústria do turismo
Redação Sou BH
14/07 às 07:22
Atualizado em 14/07 às 07:22

Belo Horizonte foi eleita, ao lado de Buenos Aires, Lima e Bogotá, para representar a América do Sul e Caribe no conselho da World Tourism Cities Federation (WTCF). A entidade, criada em 2012, é uma organização internacional de turismo sem fins lucrativos que visa promover intercâmbios e cooperação entre seus membros e a indústria do turismo. O anúncio dos novos componentes do conselho foi feito nesta terça-feira (13).

A participação no conselho é não somente a oportunidade de representar a América Latina em uma das maiores redes internacionais de cidades dedicada ao turismo, mas também a chance de posicionar Belo Horizonte como um destino com caráter assertivo, consultivo e estratégico no campo do turismo urbano e de cidades, uma temática relevante para o desenvolvimento da capital mineira.

“Integrar o conselho amplia nossas relações institucionais e proporciona uma abertura a outros mercados internacionais, tendo como foco o estímulo e promoção da atratividade de cidades como destinos de viagens. Vale lembrar que essa rede nos permite, além da troca de experiências, uma importante aproximação com um dos maiores mercados emissores de turistas do mundo, que é a China, com grande potencial especialmente para as próximas décadas”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur.

“Belo Horizonte vem se consolidando como importante articuladora de redes internacionais. Integrar o conselho reafirma nosso compromisso em tornar a capital mineira global, não só como destino para investimentos, mas também para receber turistas internacionais”, comenta Cristiane Serpa, secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico.

A Federação justificou a escolha afirmando que o apoio oferecido por Belo Horizonte à WTCF foi muito apreciado e que a expectativa é de uma cooperação mais estreita e frutífera a partir de agora. Dessa forma, a capital mineira participará mais ativamente da tomada de decisões executivas da instituição, além de ter entre suas novas atribuições a deliberação sobre assuntos relacionados ao estatuto da Federação, a execução das decisões da Assembleia Geral, a revisão dos relatórios de trabalho, a recomendação do candidato a Secretário-Geral, a admissão de novos membros, assim como a escolha dos locais para a realização dos eventos oficiais.

Essa será a terceira formação de conselho da WTCF e contará com representantes da Ásia e Pacífico, Europa, África, América do Norte, América do Sul e Caribe, dentre membros das cidades, e integrantes institucionais, que são divididos entre agências de viagens, companhias aéreas, empresas de turismo e imprensa. Belo Horizonte é membro da  WTCF desde 2017, quando passou a integrar a lista das 16 cidades latino-americanas filiadas à instituição, sendo a primeira brasileira. Em 2019, Foz do Iguaçu também se tornou uma afiliada. 

Sobre a WTCF

A World Tourism Cities Federation (WTCF) foi formada voluntariamente por cidades turísticas relevantes e instituições relacionadas ao turismo de todo o mundo, sob a iniciativa de Pequim. É a primeira organização internacional de turismo mundial com foco em cidades. Guiada pela visão central do “Better City, Better Life” (em tradução livre, Cidade Melhor, Vida Melhor), fornece aos seus membros serviços que cobrem toda a cadeia industrial do turismo.

A princípio com 58 membros fundadores, a WTCF agora se tornou uma organização internacional com 228 integrantes, cobrindo 75 países e regiões. Desses, 150 são cidades e 78 membros institucionais. Na última categoria se incluem agências de viagens, meios de comunicação de massa, aeroportos, companhias aéreas, grupos de hotéis, empresas de cruzeiros e empresas financeiras. Com seu crescente apelo, capacidade, liderança e influência na indústria do turismo, a WTCF é considerada a organização internacional de turismo que mais cresce e tem voltado atenção especial ao mercado latino-americano.

Lista de integrantes do novo conselho da WTCF

América do Sul e Caribe

Belo Horizonte, Buenos Aires, Lima e Bogotá

Ásia & Pacífico

Pequim, Seul, Hong Kong, Bangkok, Xangai, Wellington, Jacarta, Macau, Guangzhou, Sapporo, Chengdu, Petra, Kathmandu, Busan, Tel Aviv-Yafo

Europa

Berlim, Londres, Barcelona, Helsinque, Moscou, Paris, Viena, Madrid, Atenas, Copenhague, Florença e Milão.

África

Casablanca, Victoria e Marrakech

Membros do Conselho Institucional

Agências de viagens

Beijing Tourism Group, Trip.com, China Tourism Group, CAISSA Touristic, China CYTS Tours, Holding Co., Ltd., Airbnb, JTB Corp. e Utour Group Co., Ltd.

Companhias aéreas

Air China Limited e Capital Airports Holdings Limited

Outras empresas de turismo

China UnionPay e Carnival Corporation & PLC/Costa 

Empresas de comunicação

China Tourism News, Tencent Technology (Beijing) Co. Ltd. e Hong Kong Ta Kung Wen Wei Media