FecharX

Festival de Inverno agita Ouro Preto, Mariana e João Monlevade

Com aproximadamente 40 atrações e atividades, o evento acontece até o dia 17 de julho



Créditos da imagem: Tainara Torres
Main tainara torres capa
Redação Sou BH
04/07/22 às 08:55
Atualizado em 04/07/22 às 08:55

O tradicional Festival de Inverno da Universidade Federal de Ouro Preto ganha novamente as ruas, praças e espaços públicos de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. O tema "Encontros" reforça o valor das trocas entre cidades com tradições tão diferentes e que, nesse intercâmbio, potencializam as reflexões e os aprendizados. Com aproximadamente 40 atrações e atividades, o evento acontece até o dia 17 de julho, trazendo uma programação inteiramente gratuita com shows, peças teatrais, exposições, oficinas, mostras de filmes e seminários. 

“A realização do Festival de Inverno é vanguarda, é um ato de resistência. Temos pouco investimento financeiro, no entanto, temos um investimento que transborda, que é de amor, de paixão, de vontade de fazer acontecer e de movimentar essas cidades. A universidade tem o papel de ser transformador social”, afirma a pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura da UFOP e coordenadora-geral do evento, professora Gabriela de Lima Gomes

O pró-reitor de Extensão e Cultura e coordenador-geral do Festival, Marcos Knupp, destaca outro desafio na organização e produção do evento que se refere à sua realização após o período de isolamento e com atividades remotas devido à pandemia de Covid-19. “A edição do Festival está completa. Exigiu de nós muita criatividade, por conta do momento muito complexo que a gente vive com os cortes orçamentários e também ao retorno presencial. Entendemos que vai ser um grande encontro. As pessoas estão querendo se reencontrar, e isso nos deixa com uma grande expectativa. Por isso, o Festival deste ano se chama ‘Encontros’, demarcando de fato o retorno do Festival no momento transpandêmico, com o retorno presencial, com muita alegria, muita felicidade, mas sem baixar a guarda para essa pandemia, que ainda existe”.

Serviço
Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade 2022
Programação gratuita: Shows, espetáculos teatrais, exposições, mostras de filmes, oficinas, workshops e seminários
Data: 1º a 17 de julho
Local: Espaços culturais e ruas das cidades Ouro Preto, Mariana e João Monlevade
Programação: https://festivaldeinverno.ufop.br/