Quase 130 quilos: maior queijo já produzido no Brasil é atração da ExpoQueijo

Evento acontece no Grande Hotel de Araxá entre os dias 27 e 30 de junho e deve reunir produtores de 14 países

Créditos da imagem: Divulgação
Maior queijo já produzido no Brasil tem 20 centímetros de altura e quase 130 quilos
Pedro Grossi
25/06 às 10:41
Atualizado em 25/06 às 11:28

O 'Soberano da Mantiqueira', maior queijo Mantiqueira de Minas já produzido no Brasil, sai de Itamonte esta semana com destino à Araxá para ser uma das grandes atrações da ExpoQueijo Brasil, de 27 a 30 de junho. Segundo o produtor Alexandre José da Fonseca, um dos proprietários da Queijaria Dom Carmelo, o queijo foi produzido com 1.350 litros de leite. "Ele tem 90 centímetros de raio, 20 centímetros de altura e 129 quilos".

Continua depois da publicidade

Renato Almeida Fonseca, sócio de Alexandre, lembra que o 'Soberano' bateu o recorde que já era da queijaria. "Em dezembro do ano passado adquirimos uma forma italiana, famosa por ser utilizada na produção do Grana Padano, para fabricar um queijo de quase 50 quilos, o Mantiqueirão, que é um 'primo' do parmesão, mas com características próprias da nossa região", explica. 

A ExpoQueijo Brasil - Araxá Internacional Cheese Awards - vai promover o maior concurso de queijos artesanais das Américas. Serão 1.100 queijos de 14 países (Argentina, Brasil, Bulgária, Canadá, Chile, Colômbia, Espanha, França, Itália, México, Panamá, Peru, Suíça e Uruguai). Além da competição, haverá uma Feira Internacional de Negócios com estandes que valorizam o consumo de produtos da agricultura familiar. 

Outra atração do evento é o Fórum Internacional, com agenda de palestras, conferências e mesas de debate sobre inovações, métodos e práticas que melhorem a qualidade e agreguem valor comercial ao queijo artesanal. Na vila gastronômica e cultural será possível degustar queijos artesanais harmonizados com iguarias da culinária regional. 

Serviço

ExpoQueijo Brasil 2024 - Araxá International Cheese Awards
Data: 27 a 30 de junho
Local: Grande Hotel e Termas de Araxá. Rua Águas do Araxá, sem número - bairro Barreiro, Araxá (MG)