Conceição do Mato Dentro: roteiro de fim de semana com cachoeiras imperdíveis - Aqui Pertin

Descubra Conceição do Mato Dentro em um roteiro de fim de semana para toda família, com cachoeiras maravilhosas e um bom hotel para descansar

Créditos da imagem: Yaya Souza
A Cachoeira 3 Barras é uma das mais acessíveis de Conceição do Mato Dentro
Yaya & Tiago - Aqui Pertin
27/06 às 13:03
Atualizado em 27/06 às 13:03

Faz tempo que a gente não fala de uma boa cachoeira por aqui, né? E para matar a sua e a nossa saudade, passamos um final de semana muito gostoso em Conceição do Mato Dentro, dona de algumas das cachoeiras mais famosas do Brasil, como a de Tabuleiro. E se quer spoiler, até a Clarinha conheceu uma cachoeira dessa vez!

Continua depois da publicidade

Leia também: Acuruí: o destino perfeito para os amantes de cachoeiras 

Como chegar em Conceição do Mato Dentro saindo de BH

Para chegar à Conceição do Mato Dentro, o melhor caminho é seguir em direção à Serra do Cipó. Passando pelo centrinho do vilarejo você vai se encantar com uma das estradas mais bonitas de Minas Gerais. A MG-010, entre a Serra do Cipó e Conceição, é envolta por montanhas e tem uma vista de tirar o fôlego. Se a viagem for de fim de semana, com certeza você vai se apaixonar pelo pôr do sol na estrada, como a gente se apaixonou. São 160km feitos em aproximadamente 3 horas. 


Sobre Conceição do Mato Dentro

Conceição do Mato Dentro é uma cidade histórica, fundada no século XVIII durante o ciclo do ouro. A região era inicialmente habitada por índios cataguases e traz até hoje referências dessa época nas igrejas e ruas. O nome "Mato Dentro" faz referência às densas matas que cobriam a região na época e que, ao longo do tempo, revelaram as mais lindas cachoeiras de Minas Gerais. 

Leia também: 10 cachoeiras próximas a BH que você precisa conhecer

Onde se hospedar em Conceição do Mato Dentro

Passamos um fim de semana muito confortável na Pousada Alto do Baú, que é uma escolha que combina conforto, proximidade com a natureza e uma experiência autêntica na região. A pousada tem uma estrutura bem grande, com muita área verde, além de café da manhã incluso e até piscina. 


Os quartos são simples e bem confortáveis. Além disso, tivemos todo o suporte para atender a Clarinha, por exemplo, com cozinha e microondas à disposição para esquentar todas as refeições dela, sem contar o carinho de todos com ela. Nos sentimos em casa!

As diárias custam a partir de R$ 400,00 em quarto standard com café da manhã e as reservas podem ser feitas pelo reserva@pousadaaltodobau.com.br.

O que fazer em Conceição do Mato Dentro

A primeira coisa, é claro, conhecer as cachoeiras. Muitas, todas as que couberem na disposição e na viagem! As principais são as de Tabuleiro, Rabo de Cavalo e 3 Barras.  

Cachoeira do Tabuleiro

É uma das mais famosas e altas cachoeiras do Brasil, com aproximadamente 273 metros de queda e uma das 7 maravilhas da Estrada Real. A trilha é de nível moderado a difícil e leva cerca de 3 km de caminhada, por volta de 1h30. 

Cachoeira Rabo de Cavalo

A trilha é um pouco mais fácil, com 1,5 km de caminhada mais plana, que pode ser feita em 40 minutos. A queda tem cerca de 100 metros e no caminho você passa por paisagens bem bonitas. 

Cachoeira 3 Barras: passeio com crianças

Bom, se você acha que as trilhas são muito cansativas, mas queria uma cachoeira, essa é para você. A Cachoeira 3 Barras é de fácil acesso. Você estaciona o carro no alto da cachoeira e desce uma trilha de aproximadamente 100 metros, bem tranquila. É tão tranquila que levamos a Clarinha pra conhecer e ela amou a sua primeira cachoeira!


dica #aquipertin: certifique-se de verificar as condições das trilhas e cachoeiras antes de sua viagem, pois podem haver variações de acesso dependendo da época do ano e das condições climáticas.

Igrejas em Conceição do Mato Dentro:

Conceição também tem várias igrejas belíssimas no estilo barroco. O Santuário do Bom Jesus do Matozinhos, de 1750, comemora há mais de 225 anos, entre os dias 13 a 24 de junho, o Jubileu, que é o evento de maior importância da cidade. 

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, também conhecida por sua importância histórica e arquitetônica, está localizada em uma das regiões mais tradicionais da cidade. A praça em frente a igreja recebe os eventos culturais locais, incluindo o Fartura

Gostou das dicas? Para esses e outros roteiros, siga o @aquipertin no Instagram.