Turismo

Turismo religioso em Minas movimenta R$ 5 bilhões por ano; conheça as rotas da fé

Para atender à crescente demanda por experiências religiosas autênticas, estado oferece 11 roteiros temáticos


Créditos da imagem: Lucas Nishimoto
Santuário da Piedade fica a 16 quilômetros do município de Caeté, a 1.746 metros de altitude. O templo que abriga a Padroeira de Minas Gerais é ideal para quem busca tranquilidade e belezas naturais

Redação Sou BH

|
19/06/24 às 13:23
compartilhe

O turismo religioso se consolida como um dos pilares da economia mineira, movimentando cerca de R$ 5 bilhões por ano, segundo dados do Observatório de Turismo de Minas Gerais. O estado, conhecido por sua rica história e tradição religiosa, atrai milhares de fiéis em busca de experiências espirituais e culturais.

Destino de fé e devoção

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que 36% dos turistas que visitam Minas Gerais têm como principal interesse conhecer locais e eventos religiosos. O estado se destaca como um dos principais destinos do segmento no país, superando em 15 vezes a média nacional de crescimento do turismo em fevereiro deste ano.

Rotas da fé: explorando a religiosidade mineira

Para atender à crescente demanda por experiências religiosas autênticas, Minas Gerais oferece diversas rotas temáticas. Atualmente, 11 roteiros estão cadastrados no estado, abrangendo diferentes regiões e crenças. Entre os destaques estão:

  • Rota da Peregrinação: Refaz os passos de São José de Anchieta em sua jornada missionária pelo estado.
  • Caminho Religioso da Estrada Real: Une história e fé, percorrendo trechos da antiga rota comercial que ligava Ouro Preto ao Rio de Janeiro.
  • Caminho da Luz: Percorre santuários marianos e locais de devoção à Nossa Senhora Aparecida.
  • Caminho da Fé: Une fé e natureza em uma caminhada de 300 km entre Divino e Bom Jesus do Paraíso.
  • Caminho de Nhá Chica: Homenageia a beata mineira e leva os fiéis a locais marcantes em sua vida.

Impacto econômico e social do turismo religioso

O turismo religioso gera diversos benefícios para as comunidades locais, impulsionando a economia, criando empregos e promovendo o desenvolvimento social. Em 2023, o Ore Comigo Music Festival, por exemplo, gerou cerca de 1.000 postos de trabalho diretos e arrecadou mais de 16 toneladas de alimentos não perecíveis para doação. Neste ano, o festival acontece no dia 22 de junho no Mineirão.