FecharX

Porque participar do Festival do Japão em Minas

Evento é ideal para que japoneses e seus descendentes, e amantes da cultura japonesa curtam um pedacinho do Japão em Minas



Créditos da imagem: Divulgação
Main 130302 festival japao
Festival é o principal evento da cultura japonesa no estado
Redação Sou BH
27/02/15 às 15:10

Por Harumi Yukawa, membro da sociedade japonesa de BH

Para além de ser a terra do pão de queijo, do tropeiro e do cafezinho, Minas Gerais é uma terra multicultural repleta de japoneses e seus descendentes, assim como eu, e amantes da cultura japonesa. O Festival do Japão em Minas é principal evento da cultura japonesa no estado, que envolve comunidades japonesas inteiras em prol de sua realização e me trouxe uma incrível experiência cultural, pessoal e também profissional. 

Ele é caracterizado por diversas atrações culturais, oficinas de arte gratuitas, cerimônias, concursos e a tradicional culinária japonesa, que não se resume apenas ao famoso sushi, mas é composta também por uma variedade de pratos como Okonomiyaki, Tempurá, Karê, Takoyaki, Guioza e doces como Manju, Moti e Dorayaki. Por todos esses motivos, considero é evento ideal para todos que querem conhecer um pedacinho do Japão em Minas.

Sou mineira descendente de japoneses por parte de pai e desde criança tive contato com a cultura japonesa, pela culinária, pequenas tradições como o uso do hashi (palitos usados na refeição), palavras de uso diário como Ohayo (bom dia) ou Oyasuminasai (durma bem) e algumas outras coisas que eu já nem percebo mais que não são brasileiras. 

Eu na terra do pão de queijo 

Meus avós, o Sr. e Sra. Yukawa, vieram ao Brasil em 1945 logo após a 2ª guerra mundial, em busca de melhores condições de vida. Meu avô fez parte da marinha japonesa durante a guerra, e a minha avó, enfermeira. Moraram em São Paulo e depois vieram para a querida terra do pão de queijo, onde ficaram para criar os filhos, que se casaram e formaram a novas famílias. 

O ápice da minha interação na cultura japonesa foi na Associação Mineira de Cultura Nipo-Brasileira (AMCNB), onde participei do Seinenkai (grupo de jovens que promovem a cultura e interação das comunidades japonesas) e entrei para o grupo de Taiko (tambores japoneses)..

A comunidade Japonesa em Minas Gerais

Em Belo Horizonte, a comunidade japonesa se uniu, cerca de 50 anos atrás, para preservar e divulgar a cultura japonesa no Brasil. Composta por japoneses, descendentes e até brasileiros amantes da cultura, a AMCNB reúne a comunidade para realização diversos eventos e comemorações tradicionais, algumas delas abertas ao público e outras somente para associados. 

Anualmente ocorrem festivais como o Tanabata Matsuri (Festival das estrelas) e feiras de comidas típicas japonesas,  abertos ao público, e outros eventos fechados, como por exemplo, o Moti Tsuki, realizado no final do ano para a fabricação de Moti (doce à base de arroz) como agradecimento às dádivas e benefícios recebidos durante o ano e abençoando a prosperidade e fartura do ano seguinte.

Organizado pelo Escritório do Cônsul Geral Honorário do Japão em Belo Horizonte, o 4º Festival do Japão em Minas acontece no Expominas, durante o fim de semana, nos dias 27 e 28 de fevereiro e 1º de março.