Turismo

Pós-Carnaval: 5 destinos para um bate e volta perto de BH

Confira a lista com lugares imperdíveis que você precisa conhecer em Minas


Créditos da imagem: Divulgação/Visite Lavras Novas
Cachoeira dos Pocinhos em Lavras Novas Cachoeira dos Pocinhos em Lavras Novas

Duda Sperandio

|
06/03/25 às 08:42 - Atualizado em 06/03/25 às 12:36
compartilhe

Depois da maratona de Carnaval, nada melhor do que um passeio rápido para renovar as energias. Quem mora em Belo Horizonte tem à disposição diversas opções para um bate e volta com natureza, cultura e boa gastronomia sem precisar ir muito longe. Confira cinco destinos imperdíveis para curtir o pós-folia:

Macacos

A apenas 25 km de Belo Horizonte, o distrito de Macacos, em Nova Lima, é um refúgio para quem quer relaxar sem precisar viajar muito. O destino é famoso por suas cachoeiras, como a Cachoeira Marumbé e a Cachoeira Central, além das trilhas que cortam a Mata Atlântica e levam os turistas a paisagens da região. Depois de um dia de banho de cachoeira, o lugar ainda oferece boa gastronomia local e bares charmosos.

Inhotim

Situado em Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte, o Instituto Inhotim é o maior museu a céu aberto da América Latina. Combinando arte contemporânea e um dos jardins botânicos mais lindos do Brasil, o local é um refúgio para quem busca um passeio cultural e relaxante.

O visitante pode explorar galerias de arte, caminhar pela natureza repleta de espécies raras e lagos ornamentais, ou até optar por um passeio de carrinho elétrico para facilitar a locomoção pelo complexo. Para completar a experiência, os restaurantes do Inhotim oferecem alta gastronomia com opções da culinária mineira e internacional.

(foto: Reprodução)
(foto: Reprodução)

Serra do Cipó

A cerca de 100 km de Belo Horizonte, a Serra do Cipó é um ótimo destino para quem gosta de ecoturismo. O Parque Nacional da Serra do Cipó abriga cachoeiras, trilhas de diferentes níveis de dificuldade e uma biodiversidade rica, ideal para observação de aves e fotografia.

Entre as atrações, há a Cachoeira Grande, com piscinas naturais, e a Cachoeira Véu da Noiva, menos movimentada e com um visual deslumbrante. Para quem gosta de trilhas, há opções como a Trilha dos Escravos e o Circuito das Águas. Os mais aventureiros podem praticar rapel, escalada e canoagem.

Leia também:

Ouro Preto

Patrimônio Cultural da Humanidade, Ouro Preto é uma viagem ao passado do Brasil. Localizada a 100 km da capital mineira, a cidade encanta com seu centro histórico, igrejas barrocas e gastronomia típica. Entre os principais pontos turísticos estão a Igreja de São Francisco de Assis, um dos maiores ícones do barroco brasileiro projetado por Aleijadinho, e o Museu da Inconfidência.

Para quem gosta de experiências diferentes, a Mina da Passagem oferece um passeio subterrâneo por uma das maiores minas de ouro abertas à visitação no mundo. Já a Feira de Pedra-Sabão é o lugar certo para comprar artesanato típico e levar uma lembrança da cidade.

(foto: Reprodução)
(foto: Reprodução)

Lavras Novas

A 120 km de Belo Horizonte, Lavras Novas é um pequeno distrito de Ouro Preto conhecido por seu clima aconchegante e belas paisagens. Entre os atrativos, há a Cachoeira dos Namorados, passeios de quadriciclo, caminhadas e trilhas que levam a mirantes. Já os restaurantes locais servem pratos típicos, como frango com quiabo e feijão-tropeiro, garantindo uma experiência gastronômica verdadeiramente mineira.