Confira um roteiro turístico completo por igrejas e santuários da capital mineira
'Igrejinha da Pampulha' foi consagrada em 1959 e é uma verdadeira obra-prima da arquitetura modernista brasileira
Com herança cultural e religiosa, a capital mineira abriga igrejas, capelas, templos, mesquitas e santuários que representam a fé de milhares de pessoas e, muitos deles, encantam pela arquitetura. Por isso, os espaços de devoção em BH formam uma verdadeira rota de turismo religioso que une espiritualidade, arte e tradição.
Confira alguns dos principais pontos de visitação religiosa de Belo Horizonte:
A Basílica de Nossa Senhora de Lourdes surgiu a partir de uma pequena gruta onde fiéis se reuniam para rezar, ainda em 1900, após a chegada da imagem da santa, vinda da França. Pouco tempo depois, a basílica começou a ser construída e foi oficialmente inaugurada em 1923.
Em 1958, ela foi elevada à categoria de Basílica Menor por meio de bula do Papa Pio XII. Até hoje, a igreja é ponto de encontro de fiéis e abriga diversos espaços de visitação, como:
Endereço: R. da Bahia, 1596 – Lourdes, Belo Horizonte
A história da Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem começou por volta de 1709, com a chegada do português Francisco Homem del Rey, que ergueu uma pequena capela para abrigar a imagem da padroeira dos navegantes portugueses.
A atual construção, datada de 1923, é em estilo neogótico e tornou-se um dos principais pontos religiosos e turísticos da capital.
Além da arquitetura, a igreja abriga o Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua, com funcionamento 24 horas por dia.
Endereço: R. Sergipe, 175 – Funcionários, Belo Horizonte
Mais conhecida como Igrejinha da Pampulha, a Capela São Francisco de Assis foi consagrada em 1959 e é uma verdadeira obra-prima da arquitetura modernista brasileira. Projetada por Oscar Niemeyer, com painéis de Cândido Portinari, jardins de Burle Marx e esculturas de Alfredo Ceschiatti, tornou-se um dos principais cartões-postais da cidade.
Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 3000 – Pampulha, Belo Horizonte
Fundado em 2012, é o primeiro templo Zen de Belo Horizonte. Está localizado no bairro Serra e oferece um espaço autêntico em estilo oriental. O templo tem o objetivo de transmitir o Dharma dos mestre Dōgen e Keizan Jōkin da escola Sōtō Zen do Japão, que tem como matrizes os tradicionais templos Eihei-ji e Sōji-ji.
Endereço: R. Itaparica, 245 – Serra, Belo Horizonte
Fundada por decreto de Dom Antônio dos Santos Cabral, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo chama atenção pela beleza de seus vitrais coloridos com temas bíblicos relacionados à Virgem Maria. As obras foram criadas pela tradicional fábrica “Conrado”, de São Paulo, sob orientação de Frei Benigno Dissel.
Endereço: R. Grão Mogol, 502 – Carmo, Belo Horizonte
Localizada na Rua Padre Eustáquio, no bairro de mesmo nome, a Igreja dos Sagrados Corações possui uma grande estrutura com anexos, onde está o Memorial do Padre Eustáquio, com os restos mortais do beato, desde 2007.
Além disso, o local abriga a Capela do Santíssimo, um pequeno museu, secretarias da paróquia e da causa de canonização e espaços dedicados a grupos sociais.
Endereço: R. Padre Eustáquio, s/n – Padre Eustáquio, Belo Horizonte
Sendo o primeiro terreiro tombado de Minas Gerais e com 61 anos de história, o Ilê Wopo Olojukan se tornou patrimônio cultural de Belo Horizonte.
Endereço: R. Dr. Benedito Xavier, 2030 – Providência, Belo Horizonte
Uma das comunidades mais antigas de BH, a Igreja de São Sebastião teve sua construção iniciada em 1929, mas só ganhou forma anos depois, com o auxílio da comunidade. O templo, em estilo tradicional, recebeu várias ampliações e reformas ao longo das décadas, e se mantém como um dos ícones religiosos da capital.
Endereço: R. Paracatu, 460 – Barro Preto, Belo Horizonte
Fundada em 1986, a Igreja de Nossa Senhora Rainha abriga um ambulatório e promove ações sociais voltadas para a comunidade local e bairros vizinhos. Mais do que beleza, o local tem forte atuação quando o assunto é fé e amor ao próximo.
Endereço: Rua Modesto Carvalho de Araújo, 227 – Belvedere, Belo Horizonte
Casa que se refere à atenção espiritual e cultivação as culturas do Candomblé, de tradição Congo-Angolana. Iniciou suas atividades em meados do ano de 1966, e foi registrado em 27 de junho de 1972, no bairro Glória, em BH. Mas, desde 1978, fica no Flávio Marques Lisboa.
Endereço: Av. Menelick de Carvalho, 1030 – Flávio Marques Lisboa, Belo Horizonte
Por fim, o Santuário São Judas Tadeu teve origem em missas celebradas sob um simples palanque. Com o passar do tempo, o espaço ganhou uma capela dedicada a São Judas Tadeu, inaugurada oficialmente em 1991.
Hoje, o templo é um dos centros religiosos mais movimentados da cidade, com programação litúrgica e espaço para devoção pessoal, incluindo a Capela do Santíssimo.
Endereço: R. Macaé, 629 – Graça, Belo Horizonte
Sede da Sociedade Beneficente Islâmica de Minas Gerais, é a única mesquita no estado e está localizada no bairro Mangabeiras.
Endereço: R. João Camilo de Oliveira Torres, 20, Mangabeiras
*Com informações do site Vai Passear