No Brasil, catolicismo teve o menor número de praticantes da história; confira
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados do Censo Demográfico 2022 com informações detalhadas sobre a religião no território nacional na última sexta (6). O levantamento aponta quais as religiões mais populares, em número de praticantes, de cada cidade brasileira.
Leia também:
Em Belo Horizonte, a pesquisa aponta que a religião católica continua sendo a mais expressiva, com 53,13%, enquanto a evangélica ocupa o segundo lugar, com 27,29%. Confira dados do ranking completo:
Ao todo, o levantamento mostra que o catolicismo segue como a religião com mais adeptos no Brasil, presente como grupo majoritário em mais de 5 mil municípios. No entanto, a proporção de católicos teve o menor nível da história. Para se ter noção, em 1872, 99,7% da população era católica, agora são cerca de 56,7%.
Por outro lado, a proporção de evangélicos continua aumentando no país: passaram de 21,6% da população em 2010 para 26,9% em 2022, um crescimento de 5,2 pontos percentuais em 12 anos.
Esse grupo já é o mais numeroso em 244 cidades do Brasil. Em 58 delas, os evangélicos representam mais da metade da população.