FecharX

Você sabia que BH tem mais de 70 parques espalhados pela cidade?

O que não faltam são lugares cercados pela natureza, para aproveitar um dia tranquilo ou de diversão com a família



Créditos da imagem: Suziane Fonseca
Main noticia destaque suziane fonseca
Déborah Rodrigues *
12/01/20 às 12:00
Atualizado em 13/01/20 às 13:58

Sombra e água fresca, brincadeira o dia inteiro ou um rolê bem radical? Seja qual for a sua vontade, o que não falta em BH é espaço para curtir a natureza e levar a criançada para brincar.

A capital mineira abriga, ao todo, 76 parques, espalhados por todas as regionais da cidade. Em cada um, a natureza toma conta, com várias áreas verdes e arborizadas, sem contar os animais silvestres que os habitam, como esquilos, micos e muitos pássaros. Ah, vale lembrar que não se deve alimentar os bichinhos nos parques, viu? Tudo que eles precisam para comer está na natureza.

Além das áreas verdes, os parques possuem toda uma estrutura para as crianças se divertirem, com brinquedos, espaço para jogar bola e soltar pipa. Quem curte um esporte radical também pode aproveitar ao máximo, já que muitos contam com pistas de skate e até tirolesa.

Dos 76 locais, nem todos são conhecidos dos belo-horizontinos ou de quem vem passear por aqui. Por isso, o Sou BH lista alguns que são menos populares, e você pode conferir a lista completa no site da PBH!

A região do Barreiro abriga quatro parques, com destaque para o Parque Ecológico Padre Alfredo Sabetta, localizado no bairro Teixeira Dias, que foi criado em 1999 e é conhecido também como Parque Teixeira Dias. O espaço conta com uma pista de caminhada e academia a céu aberto, além de muito verde.


Foto: Divulgação/PBH

Com o maior número de parques reunidos, a região Centro-Sul possui 19 espaços. E se você busca dar uma pausa da correria do dia a dia para descansar em meio à natureza, no bairro Santo Agostinho você pode visitar o Parque Municipal Rosinha Cadar. O local oferece uma área de convivência com bancos e até fonte, além de muitas árvores e diversas espécies de pássaros.

Foto: Divulgação/PBH

Na região Leste é possível passar uma tarde no Parque Linear do Vale do Arrudas, também conhecido como Parque de Centenário. Localizado no bairro Caetano Furquim / Vera Cruz, o espaço também tem opções de lazer, como um campo de futebol e área para contemplar a natureza.

Foto: Divulgação/PBH

Na região Nordeste existem 16 parques, e o Parque Real é um deles. O espaço fica no bairro Paulo VI, em uma área de preservação permanente, e lá é possível encontrar muito verde, locais para praticar esportes, vários brinquedos, jardins e até um mirante.

Real 5

Foto: Divulgação/PBH

A Noroeste é contemplada com o Parque Ecológico e de Lazer do Bairro Caiçara. O local é conhecido como Parquinho e possui fauna e flora abundantes e para lá de agradáveis. Além disso, o parque conta com quadra poliesportiva, campo de futebol e equipamentos de ginástica e brinquedos.

Foto: Divulgação/PBH

Na região Norte, cinco parques podem ser visitados, entre eles o Parque Ecológico Primeiro de Maio. O local possui uma ampla estrutura para receber eventos e manifestações culturais, além de uma área de lazer ambientalmente preservada, com pista de caminhada, quadra, mesa de jogos, brinquedos, equipamentos de ginástica, arena e sala multimeios.

O parque também abriga nove nascentes, várias espécies de árvores e uma fauna super diversificada.

Foto: Divulgação/PBH

A zona Oeste conta com 11 parques espalhados pela região, e o Parque Municipal do Conjunto Estrela Dalva é um deles. Por lá é possível encontrar um amplo espaço para atividades físicas, culturais e de lazer. Há ainda jardins que encantam a quem passeia no local, com uma vegetação completa e muito bela.

Foto: Divulgação/PBH

A Pampulha tem, ao todo, 15 parques abertos para visitação. O Parque Elias Michel Farah, que fica no bairro Ouro Preto, faz parte dessa lista. Além de uma vegetação ampla, com destaque para os eucaliptos, o espaço oferece brinquedos, equipamentos de ginástica e áreas de convivência com mesas e bancos.

Foto: Divulgação/PBH

Venda Nova possui cinco parques, e se você ainda não conhecia, o Parque José Lopes dos Reis (Parque Baleares) é uma excelente opção para uma tarde de lazer. Ele fica na macrobacia do Isidoro, na bacia do Vilarinho e na sub-bacia do Vilarinho, e oferece brinquedos e equipamentos de ginástica.

Foto: Divulgação/PBH


*sob supervisão da jornalista Bárbara Batista