FecharX

Dia da Cerveja: CNA lança prêmio inédito para melhor produtor artesanal do país

Prêmio CNA Artesanal já contemplou, entre outros, produtores de vinho, queijos e mel; inscrições vão até 15 de setembro



Créditos da imagem: Divulgação
Main cerveja
Prêmio CNA Artesanal vai premiar dois tipos de cerveja: Ale (alta fermentação) e Lager (baixa fermentação)
Pedro Grossi
05/08 às 14:50
Atualizado em 05/08 às 18:49

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) escolheu o dia 2 de agosto (Dia Internacional da Cerveja) para o lançamento do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 - Cerveja. É a primeira vez desde que o prêmio foi lançado, em 2019, que os produtores da bebida participam do concurso. Nos anos anteriores, as premiações foram para produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças, charutaria, azeites e vinhos, cafés especiais e mel. Os dez produtos selecionados, cinco em cada categoria, vão receber certificados e os três primeiros recebem o Selo de Participação Ouro, Prata e Bronze.

Regulamento e avaliação

O edital do prêmio prevê duas categorias: Ale (alta fermentação) e Lager (baixa fermentação). Cada produtor de cerveja poderá inscrever dois rótulos, um em cada categoria, para participar da premiação. Pelo regulamento, só podem participar produtores com produção anual de, no máximo, cinco milhões de litros, além de atenderem à legislação brasileira que estabelece a obrigatoriedade do registro, da padronização, classificação, inspeção da fiscalização da produção e do comércio da bebida. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de setembro pelo site da CNA

A avaliação será feita em três etapas. Na primeira, as amostras de cerveja serão analisadas sem identificação do produto por um júri técnico, que vai selecionar dez produtos (cinco de cada categoria). A segunda fase será realizada por um júri popular, com degustação feita pelos consumidores finais. A última etapa avalia a história dos produtores. Para esta edição do concurso, está previsto um bônus de 10% sobre a pontuação final para os produtores  que cultivem lúpulo, cevada ou outro ingrediente essencial, ou que ainda realizem turismo rural em locais ligados à atividade cervejeira. 

Leia mais: Feira do Vinil & CDs terá nova edição em BH; saiba quando