FecharX

Aeroporto Internacional de BH é reconhecido por reduzir emissão de gases

Após avaliação de dados e projetos, a Airports Council International (ACI) concedeu a renovação da acreditação de emissões de carbono no nível 2



Créditos da imagem: Divulgação BH Airport
Main aaaaa
Aeroporto Internacional de Belo Horizonte foi reconhecido por reduzir as fontes de emissão de gases de efeito estufa.
Redação Sou BH
16/09/21 às 16:55
Atualizado em 16/09/21 às 17:59

  

Mais uma vez, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, atendeu a todos os requisitos necessários para a renovação da acreditação de emissões de carbono, no nível 2, pelo programa do Airport Council International (ACI). Com isso, o terminal foi reconhecido pelo esforço de colocar em prática ações para reduzir as fontes de emissão de gases de efeito estufa, considerados os principais responsáveis pelo aquecimento global.   

  

O processo de renovação dessa certificação ocorreu durante todo o mês de agosto e consistiu em mostrar que o aeroporto cumpriu o requisito de redução gradativa de suas emissões de gás carbônico em 2019, em relação aos anos de 2018 e 2017. A renovação é anual, mas, em função da pandemia do coronavírus, o processo não ocorreu em 2020.  

  

Este ano, a auditoria presencial seguiu suspensa. No entanto, ocorreu a verificação on-line dos seguintes dados: análise da política interna, projetos implantados, lançamento dos dados de emissões de 2019, realização da comissão de gerenciamento de carbono, divulgações de sustentabilidade e procedimentos de gestão de carbono.   

  

“Alcançar novamente essa conquista significa que estamos no caminho certo quando o assunto é sustentabilidade. Nosso objetivo é trabalhar ainda mais para a descarbonização gradativa a cada ano, renovando assim o nosso compromisso com o meio ambiente e a sociedade. Estamos atentos ao tema e envolvidos a favor de ações efetivas de redução da nossa pegada em todos os projetos executados no aeroporto”, ressalta Gustavo Anfra, gestor de Desenvolvimento Aeroportuário da BH Airport.  

 

Projetos desenvolvidos pelo aeroporto

  

Para obter a renovação da acreditação, o aeroporto desenvolveu alguns projetos que envolveram as áreas de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente, Manutenção, Terminal de Cargas e Administrativo-Financeiro da empresa. Iniciativas simples, mas com resultados relevantes.  

  

Uma das ações foi a substituição das luminárias de balizamento do pátio e pista por equipamentos com tecnologia led e reguladores modernos, o que proporcionou uma redução no consumo de energia elétrica de, pelo menos, 30% em relação ao sistema anterior. No terminal de passageiros 2, foram colocados em prática projetos sustentáveis para melhor uso dos recursos naturais e redução de consumo. 

 

Também houve a instalação do sistema de aquecimento de água, por meio de placas coletoras solares, no Edifício de Apoio (EDA), evitando o consumo de energia elétrica por chuveiros elétricos convencionais. Além disso, foi realizada a modernização da Central de Água Gelada (CAG). Essas novas tecnologias implantadas proporcionaram mais eficiência e confiabilidade, bem como redução de 30% no consumo de energia elétrica (30%).  

  

Anfra ressalta que a conquista da acreditação nível 2 demonstra o compromisso do aeroporto em seguir evoluindo no atendimento a passageiros e visitantes. “Mesmo em pandemia, demos mais um passo importante em prol da excelência dos processos e o próximo passo é preparar o aeroporto para receber a acreditação no nível 3, que trata do engajamento da comunidade aeroportuária nesse sentido”, revela. Ele acrescenta que todos os projetos desenvolvidos no aeroporto têm como foco a sustentabilidade, trazendo inovações e processos com soluções que contribuam para a prevenção do meio ambiente. 

  

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte está entre os 19 aeroportos certificados em nove países da América Latina e Caribe, acreditados com o nível 2 pela Airport Carbon Accreditation (ACI).    

   

O programa da ACI  

  

O programa Airport Carbon Accreditation do ACI é o único no mundo aprovado institucionalmente para aeroportos. As etapas da acreditação seguem o Protocolo GHG (Greenhouse Gases) e foram elaboradas para avaliar e reconhecer as iniciativas adotadas pelos aeroportos para contribuir com a preservação do meio ambiente.   

  

O ACI é o único representante comercial global dos aeroportos mundiais. Fundado em 1991, o organismo representa os interesses dos aeroportos junto a governos e organizações como a ICAO (sigla em inglês para Organização da Aviação Civil Internacional) e desenvolve normas, políticas e práticas recomendadas para os aeroportos, além de fornecer informações e oportunidades de treinamento para aumentar os padrões em todo o mundo.  

  

  

Sobre a BH Airport  

   

A BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça é considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil, que tem 49% de participação.