Durante videoconferências é preciso ficar atento e evitar alguns comportamentos que podem passar ideias equivocadas aos demais participantes
Diante da pandemia de Covid-19 e a necessidade de adotar
medidas de distanciamento social, a maioria das empresas recorreram ao home
office e, por isso, precisaram se adaptar a uma nova maneira de interagir com
suas equipes. As videoconferências se tornam parte da rotina daqueles que não
podem mais se encontrar pessoalmente, porém, é importante lembrar que as
reuniões virtuais são muito diferentes das presenciais.
Enquanto o conteúdo da reunião e os participantes são
basicamente os mesmos, a presença de uma câmera faz com que tudo pareça
novidade. Todos estão constantemente se perguntando: “Para onde
olhar?”, “O que fazer com as mãos?” e “Se eu não estiver
falando, eles ainda verão minha webcam?”.
A resposta para a última pergunta é sempre sim – todos os participantes
podem ver as câmeras ligadas durante toda a reunião. Mas no quesito
“apresentação pessoal”, durante as videoconferências, é preciso estar mais
atento à linguagem corporal do que durante as reuniões presenciais.
E como há uma boa chance de as reuniões online se tornarem
uma parte contínua da vida cotidiana do trabalho, provavelmente é uma boa ideia
avaliar qual a etiqueta adequada para os encontros virtuais.
1 – Cuide da postura
Ao trabalhar em casa, é possível trabalhar na mesa da
cozinha, no sofá, na cama e até no carro (apenas para sair de casa). Mas quando
chega a hora de entrar em uma reunião, é importante verificar se a pessoa está
em um local onde se consiga sentar-se ereto – de preferência em uma mesa.
Manter uma boa postura durante uma reunião faz com que o
participante pareça estar mais envolvido. A boa postura também aumenta a
autoconfiança, o que ajuda no envolvimento da conferência e melhora a
experiência geral do usuário. E, falando sério, discar para uma reunião virtual
enquanto descansa no sofá não é uma boa aparência.
2 – Mantenha contato visual
Embora não seja possível fazer “contato visual” durante uma
videoconferência, o ideal é sempre falar e olhar para o monitor, mesmo quando
não é possível distinguir se os integrantes da reunião estão olhando
diretamente para foto de quem fala. Esse tipo de contato visual faz com que as
conversas online pareçam mais humanas.
Se mesmo assim alguém não se sentir conectado com a equipe,
sempre é possível usar a exibição em grade para visualizar todos os membros da
reunião ao mesmo tempo. Isso possibilita que uma pessoa possa falar e
acompanhar as expressões faciais dos demais, e ver como todos estão respondendo
aos comentários em tempo real.
Quando não houver ninguém da equipe falando, o ideal é que
todos continuem olhando no monitor. As pessoas saberão distinguir se todos
estão compenetrados na videoconferência ou apenas interessados em
acontecimentos externos, como a televisão ou o celular.
3 – Controle as expressões faciais
O microfone no mudo não quer dizer que as pessoas não leiam
expressões faciais. Tente manter uma expressão amigável. É possível fazer isso
ao manter um sorriso moderado e, levemente, erguer as sobrancelhas. Caso pareça
forçado, o recomendado é manter o rosto neutro. Evite franzir a testa ou fazer
careta enquanto os demais colegas falam.
Ainda, o interlocutor tem a possibilidade de olhar seu
próprio rosto na câmera e entender se está se comunicando demais. Isto
possibilita que ele faça ajustes necessários.
4 – Mantenha as mãos sob controle
Assim como o rosto, as mãos podem dizer muito sobre os
verdadeiros sentimentos daquele que está falando. Por exemplo, esfregar o
queixo pode ser um sinal de julgamento, já inspecionar as unhas e apoiar a
cabeça nas mãos mostra tédio.
Para evitar o envio de sinais errados com as mãos, o
aconselhável é mantê-las fora do alcance da câmera. É seguro que elas fiquem
descansando no colo ou, gentilmente, postas sob a mesa.
Para aqueles que falam com as mãos, a dica é usá-las como
faria normalmente, pois quando se para e pensa muito sobre isso, não parecerá
natural e ficará estranho. Também é legal evitar tocar o rosto.
5 – Relaxe
O ponto principal é que, quando a pessoa está relaxada, a
linguagem corporal fala por si só. Por exemplo, se ela estiver estressada em
participar da videoconferência, esse temperamento passará para sua linguagem
corporal.
Mas qual o motivo de estar estressado? Embora exista um
desconforto por estar aparecendo na tela, são sempre as mesmas pessoas que
estão presentes. A dica é não deixar que a mudança de local e a nova tecnologia
impeçam de que o integrante da equipe se solte.
A linguagem corporal fala muito sobre uma pessoa e como ela
se sente em determinada situação. Durante as videoconferências, não é
aconselhável ocultar, dos demais, a linguagem corporal, por tanto, verifique se
seu corpo está dizendo as coisas certas, permanecendo relaxado e envolvido.