FecharX

Ações garantem cuidados para gestantes

<p>Movimento BH Pelo Parto Normal difunde informações sobre a saúde da mulher</p>



Créditos da imagem:
Main acoes garantem cuidados para gestantes na capital
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:19

Conferir a roupinha do futuro bebê, seu bercinho e sua mamadeira. Gestos que antecedem a chegada do tão esperado filho podem vir acompanhados por receios relacionados à hora do parto. Para esclarecer dúvidas frequentes das mães sobre este momento, o poder público tem estruturado ações baseadas em recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), como o Plano de Parto. O planejamento inclui, entre outras especificações, a posição mais adequada da mãe durante o parto, se vai ficar em jejum ou não, quem será seu acompanhante e até mesmo se fará ou não a raspagem dos pelos. Desde 2007, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, conta com o Movimento BH Pelo Parto Normal, que contribui com a redução das taxas de cesarianas desnecessárias e, consequentemente, melhora a saúde materna e infantil em Belo Horizonte.

O parto normal, mais indicado pelos órgãos de Saúde, além de ser mais seguro para mãe e para o bebê, possibilita a recuperação mais rápida da mulher e o aleitamento precoce, entre diversos outros benefícios. Como protagonista do processo de gestação de um filho, a mulher tem diversos direitos e entre eles está o de escolher como acontecerá todo o processo que envolve o nascimento do seu bebê. No entanto, pela falta de informação, o que se observou nos últimos anos foi o aumento da quantidade de cesáreas. Na rede privada, por exemplo, esse número chega a 84%, enquanto na Rede SUS-BH esse número corresponde a 29% dos partos realizados. O recomendado pela OMS é que as cesáreas sejam realizadas em, no máximo, 15% dos partos.

Instrumento importante no planejamento detalhado que precede o momento do nascimento do bebê, o Plano de Parto é feito pela própria gestante. ?O parto é da mulher. Ultimamente observa-se que as mulheres perderam a força de parir, mesmo sendo um processo natural da feminilidade?, assinalou Sônia Lansky, coordenadora da comissão perinatal da Secretaria Municipal de Saúde. Ela esclarece ainda que o plano foi criado para fomentar os direitos da mulher, novas práticas e disseminar informações referentes ao parto natural. ?A expectativa é que um maior número de mulheres tenha acesso à informação e faça uma decisão mais igualitária?, destacou Sônia.

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte