Sistema de alarme para aviso de emergências foi testado em BH no último domingo e entrou em vigor no dia 4 de dezembro
Entra em funcionamento a partir desta quarta-feira, 4, em todos os estados do Sul e Sudeste, o Defesa Civil Alerta, criado para alertar a população para situações de emergência. No último domingo, 1, Belo Horizonte foi a primeira capital testada pelo sistema e os aparelhos de celular de moradores da capital receberam um alerta sonoro com a mensagem: “DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência de BELO HORIZONTE (MG). Mais informações, consulte o site DEFESA CIVIL ALERTA.” Antes de BH, o sistema já havia sido testado em 36 municípios gaúchos.
Teste aprovado
Uma equipe coordenada pelo diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres e (Cenad), Armin Braun, e pelo coordenador-geral de Monitoramento e Alerta do Cenad, Tiago Schnorr, analisou como foi o teste. “A tecnologia funcionou e a interface de divulgação de alertas públicos também. Agora a gente vai fazer a análise de como a população recebeu e os pontos de melhoria eventuais que a gente precisa fazer”, informou o diretor Armin Braun.
Como funciona o Defesa Civil Alerta
O Defesa Civil Alerta utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas gratuitos, com mensagem de texto e aviso sonoro, suspendendo qualquer conteúdo em uso na tela do aparelho, mesmo em modo silencioso.
Os alertas são disparados para a população em área de risco e com cobertura de rede 4G ou 5G, sem necessidade de cadastro prévio do usuário.
Leia mais: Unesco reconhece Queijo Minas como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade