FecharX

Amor à leitura se aprende de pequeno

Mês das crianças é oportunidade para pais e mães estimularem o hábito de ler livros



Créditos da imagem: Banco de imagens
Main a kid reading 20141003192821
A leitura ajuda no aprendizado de crianças
Redação Sou BH
13/10/14 às 18:24
Atualizado em 01/02/19 às 20:00

Durante o mês de outubro, alguns espaços culturais de Belo Horizonte usarão a leitura e a literatura para entreter crianças de todas as idades. Afinal de contas, pesquisas provaram que a criança que tem contato com a literatura desde cedo, com o acompanhamento dos pais, aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral.

Até o dia 31 de outubro, a Book Lovers Kids, feira que procura incentivar a leitura para as crianças, será realizada no Pátio Savassi, com entrada franca. O espaço lúdico foi montado no piso L2 e contará com cerca de 3 mil livros infantis e infanto-juvenil, que incluem clássicos até obras atuais. “Não tem como não se apaixonar pelo universo colorido dos livros infantis. Queremos mostrar para a criançada que a leitura também pode ser divertida e que podem levá-los a diferentes mundos. Não há limites para a imaginação. Esta é uma ótima oportunidade para levar os filhos para participar das atividades e estimular a prática da leitura”, ressalta Rejane Duarte, gerente de marketing do Pátio Savassi.

Pois é por meio dela que a criança aprende lições e forma seu caráter. Histórias de heróis, vilões, mocinhos e bandidos são contadas para conquistar a criança e ensinar lições morais. O escritor Gustavo Campos, autor do livro “Os Guardiões”, explica a importância dos heróis para os pequenos. “O super-herói é um paradigma para as crianças. É alguém que carrega valores, com tempo e licença poética para se equivocar e ter a chance de retomar o caminho certo. Um herói pode trazer não apenas diversão ao seu público, como ensiná-lo a refletir sobre sua realidade, as ideias vigentes. De certa forma, ele dá esperança de mudar o que há de ruim na nossa realidade”, afirma.

A fantasia e o mundo mágico que a leitura oferece para a criança e também para o adulto passam valores valiosos que são aprendidos e apreendidos sempre. A leitura contínua iniciada na infância e que vira uma rotina de prazer até a idade adulta. “Embora possa parecer fantasia e entretenimento comum, os super-heróis carregam valores, ensinam a criança a refletir o certo e o errado. Eles, no entanto, não estão circunscritos àquele público: quem lota os cinemas, quem coleciona os quadrinhos, são os adultos”, explica Gustavo.

De 3 a 31 de outubro, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa (Praça da Liberdade, 21, 2º andar - Funcionários) apresenta a exposição "As mais belas histórias: memória infantil". Vários livros infantis brasileiros e estrangeiros, publicados do século XIX até meados do século XX, serão apresentados ao público. Há edições preciosas das fábulas de La Fontaine, As Reinações de Narizinho, A Bonequinha, O Livro de Lili e outros.

Em tempo, o Dia Nacional da Leitura é celebrado no dia 12 de outubro.