FecharX

Anima Mundi 2014 agita a capital mineira

Com sessão ao ar livre, mostra de filmes, oficinas e palestras, evento transforma BH na capital da animação



Créditos da imagem: Divulgação
Main as pintas do junior still 021 20140830181731
O curta brasileiro "As Pintas de Júnior" é destaque da programação
Redação Sou BH
30/08/14 às 18:17
Atualizado em 01/02/19 às 19:58

De 2 a 7 de setembro, Belo Horizonte será a capital da animação com o festival Anima Mundi, que há 23 anos, é realizado, anualmente, nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Mostra de filmes, oficinas e uma palestra especial com a cineasta portuguesa Regina Pesoa estão na programação.

O evento começa na terça-feira (2) com uma sessão ao ar livre na Praça da Liberdade. Toda a família pode curtir a seleção de sete filmes de diferentes partes do mundo. Na programação estão o brasileiro “As pintas de Júnior”, os franceses "Entracte" e "Forward, March!", o canadense "Gloria Victoria", o húngaro "Papírvilág", o holandês "Uit Huis" e o franco-argentino “Padre”. A entrada é franca e a exibição dos filmes começa às 19h30.

De 3 a 7 de setembro, o Anima Mundi será realizado no bairro Mangabeiras, no Oi Futuro, com oficinas, mostras de filmes para crianças e adultos e palestra. São mais de 50 produções em sessões para todos os gostos. O destaque na programação infantil é do curta-metragem norte-americano “Larry Relâmpago”, a ser exibido na quinta-feira (4), às 15h.  A comédia sarcástica mostra o encontro desastroso entre o nosso planeta Terra e a humanidade. O filme foi dublado em esperanto, uma língua universal criada há mais de cem anos para promover a paz e a compreensão entre pessoas de países diferentes.

A produção brasileira “As Pintas do Júnior”, a ser exibida na quarta (3) às 13h30, apresenta a história de Toruru. Ele descobre que sua irmã desaparecida está num castelo sombrio, onde um dragão feroz mora. Será que ele vai conseguir salvá-la? Um animal se destaca dentre todos, por ter um comportamento “diferente”.

Os adultos também têm espaço no festival e poderão ver algumas produções que foram premiadas nas edições do Rio e São Paulo, além de histórias emocionantes e engraçadas. Na quarta-feira, às 19h, “Padre” (Argentina/França) mostra uma mulher que cuida do pai militar acamado. A ditadura na Argentina está quase acabando, mas essa filha de militar está perdida aos olhos do mundo.

Já a produção brasileira “Guida”, no sábado (6) às 19h, apresenta uma doce senhora, que trabalha como arquivista há 30 anos. Ao se deparar com um anúncio para aulas de modelo vivo, em um centro cultural, ela tem toda sua rotina alterada.

Oficinas


O Anima Mundi 2014 não para por aí. O público será motivado a soltar a imaginação nas oficinas do Estúdio Aberto. E o melhor: com entrada franca e por ordem de chegadas. Crianças e adultos poderão participar da oficina “Desenho Animado”, em que desenhos são desenvolvidos em mesas de luz, uns sobre os outros. Após, são fotografados criando a sequência que se deseja. Ou na oficina “Zootrópio”, eu que 16 imagens são colocadas nos tambores do aparelho, que ao girar, mostram o desenrolar de desenhos animados.

Para esta edição, o festival contará com uma convidada muito especial, a portuguesa Regina Pessoa. Premiada autora dos filmes, como “A Noite”, “História Trágica com Final Feliz” (indicado ao Oscar de Melhor Curta de Animação em 2006) e “Kali, o Pequeno Vampiro”, Regina desenvolveu técnicas e ferramentas especiais, como a gravura em placa de gesso e a gravura digital, para produzir seus trabalhos. Ela irá apresentar, no dia 5 de setembro, a inédita “Masterclass Rasgando Sombras, um luminoso processo criativo”, na qual irá compartilhar com o público sua experiência na criação de técnicas singulares de animação, capazes de traduzir o amplo espectro de sentimentos provenientes de sua infância.