Variedades

Após dois anos sem folia, Belotur abre cadastro de Blocos de Rua para o Carnaval de BH

O período oficial da festa está previsto para ocorrer entre os dias 4 e 26 de fevereiro de 2023


Créditos da imagem: Samuel Mendes
Em sua última edição, realizada em 2020, o festejo teve 4,45 milhões de foliões circulando pela cidade, espalhados em mais de 500 atrações

Redação Sou BH

|
04/10/22 às 14:42
compartilhe

Está aberto o cadastro para os Blocos de Rua interessados em desfilar no Carnaval de Belo Horizonte em 2023. A informação foi confirmada pela Belotur nesta terça-feira (4/10). A ação garante o planejamento prévio para os desfiles com as demandas de desvio de trânsito, limpeza, instalação de banheiros químicos e segurança para os foliões. 

Para se cadastrar, os interessados devem acessar o Portal da Prefeitura de Belo Horizonte. As inscrições poderão ser feitas até 4 de novembro. 


Entre os principais requisitos para o cadastro dos blocos de rua estão: o limite de tempo de cada desfile não poderá passar de seis horas (levando em consideração o tempo de concentração, desfile e encerramento) e determinados tipos de vias não poderão fazer parte do trajeto dos desfiles (áreas com risco de alagamento, áreas destinadas à programação oficial da Prefeitura de Belo Horizonte, áreas hospitalares e seus acessos, rota protocolar de ambulância, áreas de segurança militar, interior de túneis, pontes, passarelas, viadutos e rota dos ‘Foliônibus’).

“Com o planejamento antecipado, conseguimos estruturar de maneira mais adequada a logística para o Carnaval de Belo Horizonte de 2023. Nosso objetivo é levar novamente a alegria para as ruas e essas informações são fundamentais para que possamos garantir um Carnaval mais organizado, limpo, com mobilidade, segurança e conforto para turistas e moradores da cidade”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur.

O período oficial do Carnaval de Belo Horizonte em 2023 está previsto para ocorrer entre os dias 4 e 26 de fevereiro

Para os blocos que já desfilaram em outras edições do Carnaval de Belo Horizonte será possível cadastrar até dois desfiles por bloco de rua. Para os novos blocos só será permitido o cadastramento de um desfile. Para se inscrever é preciso inserir informações como data, horário, local de concentração, trajeto e dispersão.

Carnaval de Belo Horizonte

 

Consolidada como uma das melhores festas do país, o Carnaval de Belo Horizonte atrai turistas do Brasil e do mundo. Em sua última edição, realizada em 2020, o festejo teve 4,45 milhões de foliões circulando pela cidade, espalhados em mais de 500 atrações. Sua organização espontânea e prioritariamente de rua é um de seus principais atrativos, bem como a essência democrática e plural. Além dos famosos Blocos de Rua, a festa da capital mineira conta ainda com palcos, desfiles das Escolas de Samba e Blocos Caricatos, abertura oficial e a eleição da Corte Momesca.