Arte mineira que conquistou o mundo

As facas orgânicas do designer Daniel Gontijo conquistam colecionadores estrangeiros

Créditos da imagem: Agência Minas
Daniel Gontijo faz sucesso internacional com as facas ORK
Redação Sou BH
04/02/15 às 17:28
Atualizado em 01/02/19 às 19:44

Com uma produção semanal de apenas cinco unidades, o designer mineiro Daniel Gontijo chama atenção pela arte e qualidade presentes em seu trabalho como designer de facas.

Colecionadores de todo o mundo se mostram interessados nos modelos de facas da marca batizada de ORK, que tem seu ateliê em Sete Lagoas, a 70 quilômetros da capital. Em entrevista à Veja BH, Gontijo afirma que aprendeu com o pai a arte da cutelaria, e que produzir as facas era apenas um hobby, mas se tornou profissão quando um amigo lhe  fez uma encomenda de uma faca especial para churrasco.

Continua depois da publicidade

Depois de muita pesquisa e estudo acerca dos materiais e formas de produção, o designer chegou a um meio ecológico e orgânico de produzir sua arte, dando a ela dois diferenciais: a forma ergonômica e o material de baixo impacto ambiental, como retalhos de podas e restos de demolição de madeiras nobres.

O sucesso internacional veio com a citação da marca ORK por um site australiano. Hoje, as facas da ORK são requisitadas também em países como Alemanha, Escócia, Holanda, Suíça, Noruega, Inglaterra, Estados Unidos e Nova Zelândia.

As facas criadas por Gontijo também têm seu espaço no Brasil, tendo como primeiro usuário o chef Eduardo Maya, criador do festival Comida di Boteco.

Para conferir o trabalho de Daniel Gontijo e enfrentar a fila para conseguir um dos oito modelos  tão disputados, basta entrar no site www.organicknives.com ou passar no Empório De-Lá, na Savassi.

Fonte: Agência Minas – com informações da Veja BH