UAI Praça Sete facilita emissão de documentos para pessoas em situação de rua

Identidade, CPF e certidões estão entre serviços disponibilizados até sexta (17)

Créditos da imagem: Ramon Lisboa/EM/D.A Press
Unidade de Atendimento Integrado na Praça Sete funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
Redação Sou BH
14/05 às 16:24
Atualizado em 14/05 às 16:24

Até 17 de maio (sexta-feira), a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Praça Sete oferece serviços especiais para as pessoas em situação de rua. Emissão de documentos, orientações sobre INSS e benefícios, atendimento jurídico e informações sobre o CadÚnico estarão acessíveis gratuitamente e de maneira descomplicada, para facilitar a vida de quem precisa. 

Entre as ações disponibilizadas pelo UAI, há um foco nos documentos de identificação, que costumam ser um obstáculo para a população em situação de rua na hora de acessar outros serviços públicos. Quem passar pelo atendimento poderá emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) e certidões de nascimento e casamento, além de contar com serviços relativos ao CPF.

Kelly Aparecida Bernardes esteve entre os primeiros atendimentos e comemorou a disponibilização dos serviços. "Hoje eu vim pegar a minha certidão para solicitar a carteira de identidade. Precisamos do documento para ir ao médico, um restaurante popular e, também, para tentar procurar um emprego", ela explicou. 

Continua depois da publicidade

A iniciativa faz parte da 2ª Semana Nacional do Registro Civil - 'Registre-se', realizada pela Corregedoria Geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em parceria com o Governo de Minas. A Semana integra o Programa de Enfrentamento ao Sub-registro Civil e de Ampliação ao Acesso à Documentação Básica por Pessoas Vulneráveis, instituído pela Corregedoria Nacional de Justiça.  A edição deste ano também é destinada aos povos originários, adolescentes do Sistema Socioeducativo e pregressos do Sistema Prisional.