FecharX

Ateliê de cerâmicas do Aglomerado da Serra promove oficina gratuita

Ceramistas e artistas plásticos Alex Santana e Maicon Souza, da Cerâmica Santana, ensinam moradores de distrito de Ouro Preto



Créditos da imagem: Divulgação
Main cera%cc%82mica santana   divulgac%cc%a7a%cc%83o  1
A oficina será realizada sempre às terças e quintas-feiras, das 18h às 22h, para capacitar os alunos com técnicas de criação de cerâmicas
Redação Sou BH
05/11/23 às 18:32
Atualizado em 05/11/23 às 18:32

Começa nesta terça-feira (7/11), a 1ª edição da Oficina da Cerâmica Santana no distrito de Miguel Burnier, em Ouro Preto. Até 14 de dezembro, as aulas gratuitas serão conduzidas pelos ceramistas e artistas plásticos Alex Santana e Maicon Souza, da Cerâmica Santana, que produz peças no Aglomerado da Serra, a maior favela de Belo Horizonte, para renomados restaurantes da capital mineira e do Brasil.

A oficina será realizada sempre às terças e quintas-feiras, das 18h às 22h, para capacitar os alunos com técnicas de criação de cerâmicas. Além das aulas, a programação ainda conta com duas palestras, a serem realizadas por profissionais do mercado visando o aprimoramento profissional dos alunos, e quatro mostras de processo, momento em que os participantes poderão expor e comercializar os produtos desenvolvidos na oficina. Todas as aulas e palestras contarão com intérprete de libras.

Com o projeto, a Cerâmica Santana, primeiro ateliê-escola de cerâmica em funcionamento dentro de uma vila de periferia no país, busca trazer de volta a prática da cerâmica para as comunidades tradicionais. O ateliê trabalha com o manuseio do barro para produção de peças artísticas e utilitárias, arte tradicionalmente popular, que hoje está bastante restrita a escolas de acesso restrito à população de baixa renda. Além de incentivar a produção artesanal, o objetivo da oficina também é trabalhar para a geração de trabalho e renda nas vilas e favelas.

Este projeto é realizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com incentivo da Gerdau.

1ª Edição Oficina Cerâmica Santana

7 de novembro a 14 de dezembro
Todas as terças e quintas-feiras
Centro de Convivência Nossa Casa