FecharX

Ato por Brumadinho terá vigília pelas vítimas e manifestações religiosas

O encontro contará com celebrações católicas e a presença de 14 pataxós da aldeia Naô Xohã, atingida pelos rejeitos



Créditos da imagem: Divulgação/CBMMG
Main brumadinho cbmmg2
Redação Sou BH
20/02/19 às 18:15
Atualizado em 20/02/19 às 18:15

Em memória às vítimas fatais e em solidariedade a todas as pessoas atingidas pela tragédia em Brumadinho, a Arquidiocese de Belo Horizonte, a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e a Igreja São José realizam uma série de celebrações, manifestações e atos nas paróquias da capital.

As atividades terão início a partir desta sexta (22), às 17h, nas escadarias da Igreja São José, onde serão depositadas flores e velas em homenagem às vítimas fatais. Nesse mesmo lugar haverá apresentação da Banda São Sebastião, de Brumadinho, sob regência do Maestro Aderson e projeção de fotos e nomes destas pessoas, além de imagens das áreas atingidas.

A celebração será presidida por Dom Vicente, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, que tem acompanhando e assistido as famílias vitimadas. Terá também a participação do Padre René, Pároco da Igreja de São Sebastião, em Brumadinho, e dos familiares das vítimas.

O encontro terá a participação especial de 14 pataxós da aldeia Naô Xohã, de São Joaquim de Bicas, que foi duramente atingida pelos rejeitos tóxicos da lama e pela contaminação do Rio Paraopeba. Eles farão um ritual indígena com cantos em idioma Pataxó e rezarão a oração do “Pai Nosso” em sua língua específica. Os Pataxó ofertarão no altar, como símbolo de entrega do seu sofrimento, uma porção da água e da terra contaminados.

Um coral de 100 vozes e solistas convidadas, sob a regência do Maestro Lindomar Gomes, cantarão durante a celebração Ave Maria (Giulio Caccini); Promessas do Sol (Milton Nascimento/ Fernando Brant) e Pai Nosso dos Mártires (Zé Vicente). A Banda São Sebastião também fará participação na Eucaristia.

Essa celebração eucarística marca o início de uma vigília convocada pelo Arcebispo Dom Walmor em homenagem às vítimas da tragédia, que se estenderá por todas as paróquias da capital mineira até a segunda-feira (25), com missa de 30º dia de falecimento, na Igreja de São Sebastião, em Brumadinho.