Capital mineira aparece no estudo da Numbeo, acendendo alerta sobre a criminalidade
Caracas, capital da Venezuela, lidera o ranking das cidades mais perigosas do mundo, de acordo com o estudo “Indicador de Crime 2024“, da plataforma Numbeo. Entre as dez primeiras posições, o Brasil figura com três metrópoles: Rio de Janeiro (7º), Fortaleza (9º) e Salvador (10º). Mas o que chama a atenção é a presença de Belo Horizonte no 47º lugar, classificando a capital mineira como uma das menos seguras do país e do mundo. No ano passado, BH figurava na 52ª posição.
De acordo com a plataforma, Belo Horizonte apresenta níveis elevados em várias categorias de criminalidade. Questões como assaltos, roubos de veículos e crimes violentos são particularmente altos.
O estudo também avaliou a sensação de segurança dos habitantes de Belo Horizonte:
Dentre as cidades brasileiras listadas, Belo Horizonte está entre as oito mencionadas, juntamente com Rio de Janeiro (7º), Fortaleza (9º), Salvador (10º), Recife (13º), Porto Alegre (23º), São Paulo (25º) e Campinas (38º). O Brasil é o segundo país com maior número de cidades na lista.
Enquanto os Estados Unidos apresentam a maior quantidade de cidades no ranking, com 12 entradas, a África do Sul também se destaca negativamente com cinco cidades, três das quais estão entre as cinco primeiras: Pretória, Durban e Johanesburgo.
A plataforma Numbeo coleta dados de forma colaborativa e global, fornecendo informações que incluem taxas de criminalidade, qualidade de vida, custo de vida, saúde, entre outros indicadores.