FecharX

Belo Horizonte intensifica luta contra a dengue com abertura de hospitais temporários

Endereço exato das novas unidades hospitalares ainda está sendo definido



Créditos da imagem: Amira Hissa/PBH
Main 53b11d5a d7a4 49c1 915c e5947feba72b
No último sábado (17) e domingo (18), as 12 unidades de saúde abertas pela Prefeitura de Belo Horizonte atenderam 2.435 pessoas com sintomas de dengue, chikungunya ou zika
Redação Sou BH
20/02 às 08:20
Atualizado em 20/02 às 08:20

Em resposta ao aumento dos casos de dengue, Belo Horizonte decretou situação de emergência e planeja reforçar o atendimento médico com a criação de três hospitais temporários. As novas unidades, anunciadas pelo secretário municipal de Saúde, Danilo Borges, estarão localizadas nas regionais Barreiro, Centro-Sul e Venda Nova.

Estratégia de contenção

Localizações em definição

O endereço exato das novas unidades hospitalares ainda está sendo definido, conforme destacou o secretário Danilo Borges. "A Secretaria Municipal de Saúde busca espaços adequados, possivelmente em parceria com outras instituições, para viabilizar rapidamente esses hospitais temporários", informou.

Atendimento especializado

Além dos hospitais temporários, Belo Horizonte já conta com seis unidades dedicadas exclusivamente ao atendimento de arboviroses, como a dengue, zika e chikungunya. Esses centros, juntamente com os 152 centros de saúde da cidade, formam a linha de frente no combate à dengue.

Agilidade e eficiência

A meta principal dessas medidas, segundo o secretário de Saúde, é proporcionar um atendimento rápido e eficiente. "A maioria dos casos de dengue são leves e requerem intervenção ágil para evitar complicações. Com hospitais temporários, esperamos otimizar os recursos e melhorar a resposta à doença", enfatizou Danilo Borges.

Prevenção e cuidados

Além do atendimento médico, a prefeitura de Belo Horizonte intensifica campanhas de prevenção, orientando a população sobre a importância da eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti e da busca por assistência médica ao primeiro sinal da doença.

Ação comunitária

A comunidade é encorajada a participar ativamente das medidas preventivas, contribuindo para a redução dos focos do mosquito transmissor e disseminando informações sobre cuidados e sintomas da dengue.

Atendimento 24 horas

A partir desta terça-feira (20), o Centro de Atendimento às Arboviroses (CAA) Venda Nova funcionará 24 horas por dia. Também segue em funcionamento, durante 24h, a Unidade de Reposição Volêmica (URV) Centro-Sul, que recebe exclusivamente os usuários encaminhados. Há ainda uma outra URV no Hospital Júlia Kubitschek, no Barreiro, que foi aberta em parceria com a Fhemig e, recentemente, passou a atender os usuários durante 24h.

Unidades atenderam 2.435 pessoas

No último sábado (17) e domingo (18), as 12 unidades de saúde abertas pela Prefeitura de Belo Horizonte atenderam 2.435 pessoas com sintomas de dengue, chikungunya ou zika. O endereço de todos os locais destinados ao atendimento de pessoas com suspeita de dengue e outras arboviroses podem ser verificados no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.