FecharX

Belotur abre inscrições para desafios e novas ideias no setor de turismo em BH

Hackatur acontece de 13 de agosto a 30 de outubro no Sebrae-MG



Créditos da imagem: Divulgação/PBH
Main grey
Redação Sou BH
25/07/18 às 14:43
Atualizado em 01/02/19 às 19:38

No mundo das startups e inovações em negócios, você já deve ter visto alguns eventos chamados hackatons, que são basicamente desafios para empresas iniciantes mostrarem seus projetos. Nessa linha, a Belotur lançou o Hackatur, evento que propõe novas ideias e ações no setor de turismo de BH. As inscrições gratuitas estão abertas até o dia 1º de agosto pelo Sympla.

O desafio de inovação no turismo é realizado em parceria com o Sebrae, a BH Airport e a Associação de Marketing Promocional (AMPRO). O evento acontece de 13 de agosto a 30 de outubro, das 8h às 18h, na sede do Sebrae-MG, avenida Barão Homem de Melo, 329, bairro Nova Granada.  

Com o objetivo de gerar novos modelos de negócio, com soluções criativas no turismo de Belo Horizonte, o Hackatur vai premiar em dinheiro os projetos vencedores, sendo os dois primeiros colocados com R$ 5 mil cada um.

Como funciona

Na disputa serão realizados dois desafios simultaneamente: os participantes deverão criar soluções para problemas apresentados pela BH Airport ou pela AMPRO, que representa agências de Live Marketing. As startups interessadas estão livres para escolher uma das opções ou participar das duas. Esses desafios serão trabalhados pelas equipes selecionadas para que soluções sejam desenvolvidas ao longo do programa, por meio da execução de três etapas. 

- Primeira etapa: lançamento dos Desafios (13 de agosto) - Pitch’s dos projetos (22 de agosto). Compreende as batalhas de pitches de até três minutos cada, para a banca avaliadora selecionar até oito startups que participarão da segunda etapa para refinamento das soluções.

- Segunda etapa: aceleração dos Projetos Selecionados - com duração de até 80 horas, consiste na realização de sessões de workshops e mentorias com especialistas para o desenvolvimento e o amadurecimento das soluções/propostas que serão alvo da terceira etapa. 

- Terceira etapa: evento final (30 de outubro), em que até oito projetos serão apresentados para a banca e potenciais investidores, também em formato de pitches com duração de cinco minutos. Serão escolhidos os dois melhores projetos. 

O evento de encerramento contará com a participação de investidores anjo. Os dois primeiros colocados receberão R$ 5 mil cada um, além de um voucher para participar de um dos principais eventos de inovação no Brasil, entre os dias 5 e 7 de novembro. Todas as oito empresas finalistas receberão certificados de participação. 

Parcerias


O desafio tem vocação para impulsionar a efetivação de negócios e interação entre os participantes. Por isso, a parceria com o Sebrae é de extrema importância para o fomento e estímulo dessa iniciativa, criando novas condições para a evolução do ecossistema de inovação de Belo Horizonte. 

Já a colaboração com a BH Airport, foi motivada pela importância do aeroporto como porta de entrada no Estado e pela capacidade de consolidar como forte elo na cadeia produtiva do turismo, principalmente pelo crescimento da participação do modal aéreo como meio de transporte dos passageiros. 

Outro aspecto que traz ineditismo ao projeto é a participação da AMPRO. As atividades de comunicação no segmento turístico vêm lidando cada vez mais com a necessidade de posicionamento de produtos e serviços no mercado nacional e internacional com a promoção de ações, campanhas ou eventos que têm a criatividade e inovação como prerrogativas.

Com PBH