Clima quente e seco toma conta de Belo Horizonte, que completa 140 dias sem chuva
Ao acordar na manhã desta quarta-feira (4 de setembro), moradores da capital mineira podem ter se deparado com o céu encoberto por névoa. Com tempo quente e seco, Belo Horizonte já completa 140 dias sem chuva, o que contribui para a formação da nuvem de fumaça que toma conta da paisagem opaca.
Veja mais: Aleluia, siriri ou bicho de luz: veja como evitar infestação de revoada temporã
O baixo índice de umidade relativa do ar também permanece, de modo que a cidade está há sete dias sob alerta laranja, podendo chegar ao vermelho caso a umidade do ar chegue a apenas 10%. O índice recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 60%.
Vale destacar que ontem, terça-feira (3 de setembro), BH bateu o recorde de temperatura mais alta do ano. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros na região bateram 34,4ºC. Até então, a maior temperatura tinha sido 34ºC, marcada em 17 de janeiro deste ano.
Além da onda de calor, Belo Horizonte e outros municípios de Minas enfrentam uma série de incêndios em vegetação. Segundo o Corpo de Bombeiros, o estado registrou mais de 400 incêndios desde o início desta semana.