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BH e Nova Lima estão no top 10 das cidades com mais cervejarias no Brasil

Levantamento aponta Minas em terceiro lugar no pódio dos produtores da bebida



Créditos da imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil
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Capital e cidade da Região Metropolitana contam com 21 e 22 cervejarias, respectivamente, segundo Ministério da Agricultura e Pecuária
Redação Sou BH
19/06 às 15:56
Atualizado em 19/06 às 15:56

O amor dos mineiros pela cerveja artesanal atinge nova marca: Belo Horizonte e Nova Lima estão entre as 10 cidades brasileiras com mais cervejarias registradas, segundo o Anuário da Cerveja do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O levantamento divulgado na semana passada ainda aponta Minas como o terceiro estado no ranking de produtores da bebida, com 235 cervejarias, atrás de São Paulo (410) e Rio Grande do Sul (335).

Uma espécie de polo mineiro do setor artesanal, Nova Lima conta com 22 cervejarias e ocupa o quinto lugar entre os municípios com mais estabelecimentos registrados – seguida por BH, com 21 cervejarias, em sexto lugar. A cidade de São Paulo lidera o top 5 com 61 registros, antecedendo Porto Alegre (43), Curitiba (26) e Caxias do Sul (23).

Produção cresce e indica aumento do consumo

Segundo o anuário, em 2023 houve um aumento de 6,6% em relação ao número de produtos registrados em 2022, totalizando 45.648 rótulos nacionais. Em média, os estabelecimentos brasileiros têm 24,7 registros de produtos.

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O volume de produção declarado atingiu nacionalmente o montante de 15,36 bilhões de litros. A Região Sudeste tem o maior volume de produção declarado, com 53,4% da produção nacional. A Região Norte foi a única que não ultrapassou a marca de 1 bilhão de litros de cerveja produzidos.

Cervejas importadas perdem espaço para nacionais

A importação brasileira de cerveja segue em queda desde 2019, segundo dados do Mapa. A redução observada em 2023 chega a 51,1% quanto ao volume e a 39,4% em valor (US$), atingindo 7.130.686 litros de cerveja importada, a um valor total de US$ 8.597.137.

"A cerveja brasileira ocupou esse espaço que antes era da cerveja importada e não sai mais, é um espaço que ela ocupou e que ela se fez presente. O consumidor passou a conhecer melhor a cerveja brasileira e não precisa recorrer à importação, ao consumo de uma cerveja estrangeira. Isso vem se consolidando", destaca o coordenador-geral de vinhos e bebidas do Mapa, Vitor Oliveira.

*com informações da Agência Brasil