Batizado de Rosa, equipamento foi adquirido pelo Hospital São Lucas e é considerado a tecnologia mais avançada do mundo na área
O Hospital São Lucas, em Belo Horizonte, adquiriu o primeiro robô especializado em cirurgias ortopédicas de Minas Gerais. Batizado de Rosa, o robô cirurgião será utilizado em procedimentos de substituição total do joelho por próteses.
“O cirurgião consegue ter o desempenho máximo na cirurgia. Por meio de um sistema intuitivo que auxilia na tomada de decisões, ele pode planejar cortes precisos e validar o local exato da prótese, impedindo folgas e garantindo o correto ajuste à anatomia do paciente. Isso contribui para a maior eficácia e segurança do procedimento”, explica o Chefe de Serviço de Ortopedia do Hospital, Juraci de Oliveira.
Segundo Oliveira, o robô é colaborativo, já que todo o planejamento é feito pelo médico no próprio sistema e o Rosa aponta onde serão as incisões, que são feitas pelo cirurgião. O Robô, desenvolvido pela multinacional Zimmer Biomet, é considerado um dos mais avançado no mundo em procedimentos ortopédicos.