BH recebe uma das principais Olimpíadas de Neurociências do mundo; participe
Estudantes de 14 a 19 anos têm até 30 de março para se inscrever no curso preparatório, que será oferecido pela FAMINAS em Belo Horizonte
Pela primeira vez, Belo Horizonte recebe a Brain Bee, uma das principais Olimpíadas de Neurociência do mundo, que há mais de 10 anos busca despertar vocações para a ciência no Brasil. A FAMINAS é a instituição responsável por realizar a competição na cidade, no dia 15 de abril.
As inscrições vão até o dia 30 de março. Basta acessar este link e preencher o formulário. São 250 vagas gratuitas disponíveis.
Os melhores colocados terão a chance de concorrer na etapa nacional e, se classificados, representarão o Brasil na International Brain Bee.
Quem pode participar
- Estudantes de escolas públicas e privadas de Belo Horizonte e Região Metropolitana, com idade entre 14 e 19 anos.
- A inscrição precisa ser realizada em conjunto com um professor, que ficará responsável pelo estudante durante todo o processo.
- Para que possam se preparar para a competição, os inscritos serão convocados para um dia de imersão no universo da neurociência. Um curso de capacitação gratuito será oferecido pela FAMINAS, no dia 1º de abril, focado em temas relacionados ao cérebro e ao comportamento humano.
FAMINAS: experiência em despertar talentos
Apesar de realizar o Brain Bee pela primeira vez na capital mineira, a FAMINAS já soma meia década de experiência e cases de sucesso no interior do estado.
Em parceria com a Fundação Cristiano Varella (FCV), mantenedora do Hospital do Câncer de Muriaé, um dos principais complexos oncológicos do Brasil, a instituição está à frente da competição, pelo 5º ano consecutivo, em Muriaé, na Zona da Mata mineira. Estudantes da cidade e redondezas podem se inscrever até o dia 20 de março, pelo link: bit.ly/3ZNGV6O.
De acordo com o neurocientista Sérgio Gomes da Silva, coordenador do comitê local, mais de 550 alunos da rede básica de ensino já participaram do torneio no município – que, inclusive, teve representantes que se destacaram na etapa nacional.
Campeão local, o estudante João Pedro Dornelas ficou entre os 10 melhores colocados do Brasil, na edição de 2020. E mais do que a boa classificação, a competição foi o norte para uma das decisões cruciais de sua vida.
“A participação na Brain Bee foi muito importante para mim. Pude aprofundar meus conhecimentos em nosso sistema nervoso e a abri a minha mente para a minha escolha profissional, de cursar Medicina”, afirma João.
A história do Brain Bee
A International Brain Bee foi fundada no final da década de 90, pelo Dr. Norbert Myslinski (Universidade de Maryland, EUA), com o objetivo de expandir ações de pesquisa e divulgação das neurociências mundialmente. Logo o projeto se expandiu para vários países e, no Brasil, tudo começou em 2012.
Hoje, em todo o mundo, existem cerca de 160 comitês realizando edições locais da Olimpíada de Neurociências, assim como Belo Horizonte, que selecionam novos talentos para as edições nacionais e internacionais da Brain Bee.
“Temos muito orgulho de trazer para a capital mineira esta iniciativa global, tão importante para a disseminar a ciência nas escolas de todo o mundo. Sem dúvida, já pensamos lá na frente, na descoberta de novos talentos que, no futuro, poderão estar na linha de frente de estudos voltados para a cura de doenças como Parkinson, Alzheimer, esclerose múltipla e outros transtornos cerebrais”, afirmou a responsável pelo comitê local de Belo Horizonte, Márcia Mota, coordenadora acadêmica na FAMINAS.
Curso de capacitação em neurociências
Participe do curso gratuito da FAMINAS, que vai preparar você para a Brain Bee:
- Data: 1º de abril
- Horário: das 13h30 às 18h
1ª Olimpíada de Neurociências de Belo Horizonte
Já anote na agenda:
- Data: 15 de abril
- Horário: 9h
- Total de questões: 50.
- Tempo de resposta: 1 minuto/cada questão.
Os eventos vão acontecer no Teatro FAMINAS BH, localizado na Av. Cristiano Machado, 12.001 – Bairro Vila Clóris – Belo Horizonte/MG.
Se interessou? Em caso de dúvidas sobre as inscrições, basta entrar em contato pelo e-mail pesquisa.bh@faminas.edu.br ou telefone (31) 2126-3040.