FecharX

BHTrans reforça transporte coletivo para o Enem 2018 neste domingo

Candidatos devem redobrar atenção com horários dos ônibus e divulgação de boatos sobre a prova



Créditos da imagem: Valter Campanato/Agência Brasil
Main 150928 enem valter campanato ag%c3%aancia brasil ag%c3%aancia brasil
Redação Sou BH
03/11/18 às 02:16
Atualizado em 01/02/19 às 19:42

Nos dias 4 e 11 de novembro, mais de cinco milhões de candidatos em todo o país vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio 2018. Em BH, muita gente vai precisar se deslocar pela cidade até o local da prova e por isso é importante estar atento ao trânsito e ao transporte coletivo.

Nos domingos de provas, a BHTrans vai reforçar o quadro de horários do transporte coletivo das linhas que atendem os locais de prova. Antes e depois das avaliações, serão realizadas mais viagens de ônibus para auxiliar a locomoção dos candidatos.  

A relação das escolas e faculdades e seus respectivos endereços, assim como as informações sobre as linhas de transporte coletivo que prestam atendimento aos locais, incluindo os pontos de embarque na área central e desembarque nos locais das provas, podem ser conferidos neste arquivo e na Central de Relacionamento Telefônico da Prefeitura, pelo 156. 

Em função do elevado número de participantes, a BHTrans orienta os candidatos que saiam de casa mais cedo, utilizem o transporte público e verifiquem com antecedência as linhas de ônibus. Os estudantes também podem tirar dúvidas por meio da Central Telefônica da Prefeitura, no telefone 156 ou na página da BHTrans

Aplicativo  

Pelo SIU Mobile o usuário é informado sobre o tempo estimado para o ônibus passar no ponto além de ser possível acompanhar o veículo se movendo no mapa. Acesse e baixe o aplicativo aqui

Outros cuidados

Os participantes também devem redobrar a atenção para não chegarem atrasados na prova deste domingo (4), já que é o primeiro dia do horário de verão. Os portões vão abrir às 12h e fechar às 13h, pelo horário de Brasília.

Outra preocupação do Ministério da Educação (MEC) é com notícias falsas. Segundo  Maria Inês Fini, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nos últimos dias, circulou um boato de que o Enem seria adiado, uma mentira já que o exame está mantido para os dias 4 e 11 de novembro. “A fake news é uma doença social e nesse período de exame, em que os participantes estão no grau máximo de ansiedade, elas atrapalham e muito”, diz. Para se proteger, os candidatos devem se informar pelos canais oficiais de comunicação.

Candidatos podem alertar o Inep sobre notícias falsas pela Página do Participante e pelo aplicativo do Enem, disponível para os sistemas Android e IOS. Os participantes podem também entrar em contato com o Inep pelo telefone 0800-616161. Maria Inês pede que os estudantes denunciem as fake news “para que a gente possa desmentir esse tipo de notícia que causa tanto transtorno”.

Com PBH e Agência Brasil