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BHTrans testa projeto que limita velocidade nas ruas neste fim de semana

Zona 30 já foi implementado na Área Hospitalar e, agora, chega ao Cachoeirinha



Créditos da imagem: Divulgação/BHTrans
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Redação Sou BH
26/04/19 às 18:33
Atualizado em 26/04/19 às 21:34

Até a próxima segunda-feira (29), a rua Simão Tamm, entre ruas Cônego Santana e Conde Santa Marinha, no bairro Cachoeirinha, será redesenhada e pensada, temporariamente, no modelo de planejamento Zona 30. O projeto prevê a redução da velocidade máxima de 30km/h  em vias locais para veículos, com o intuito de priorizar o trajeto a pé, de bicicleta e quem tem mobilidade reduzida, principalmente os idosos.

A intervenção na rua Simão Tamm inclui nova pintura, plantas, guarda-sóis, bancos e outros elementos temporários, que vão redistribuir o espaço da rua com o objetivo de tornar a convivência entre os pedestres, ciclistas e motoristas mais pacífica. Segundo a prefeitura, nos locais em que foi adotado, o projeto resultou na redução significativa do número de acidentes. 

O planejamento da Zona 30 na região já contou com oficinas e ações envolvendo organizações internacionais e locais.

Zona 30

O conceito principal do Zona 30 é garantir que a velocidade dos veículos se mantenha baixa, invertendo as prioridades no uso da via. A coordenadora de Sustentabilidade e Meio Ambiente da BHTrans, Eveline Trevisan, explica, entretanto, que não basta apenas regulamentar a velocidade, mas adotar medidas combinadas, como a revisão do desenho e a ocupação das vias,  acréscimos de calçadas nas esquinas, variação das modalidades de estacionamento, instalação rotatórias e travessias elevadas e a ocupação dos espaços com bancos, plantas e praças. 

“Precisamos desses artifícios urbanos para que os condutores compreendam que estão trafegando num lugar diferenciado, em que a intenção é preservar a vida das pessoas e oferecer mais qualidade de vida para aqueles que caminham pelas ruas da cidade. E, por isso, a identidade visual também é muito importante”, assinala. 

A instalação de Zonas 30 é uma medida contemporânea e vem sendo aplicada em diversos países, como Inglaterra, Holanda, França, Áustria, Espanha, Canadá, México, dentre outros. No Brasil, as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba já contam com áreas que tiveram as velocidades dos automóveis limitadas para o uso seguro da circulação de pedestres e dos ciclistas.  

Em Belo Horizonte

Em agosto de 2018, duas áreas de Belo Horizonte foram objeto de estudos para a implantação do Zona 30, por apresentarem características potencialmente favoráveis para o projeto: a região hospitalar e o entorno da rua Simão Tamm. O objetivo é expandir o projeto para outras regiões da cidade como a Savassi.