Zona 30 já foi implementado na Área Hospitalar e, agora, chega ao Cachoeirinha
Até a próxima segunda-feira (29),
a rua Simão Tamm, entre ruas Cônego Santana e Conde Santa Marinha, no bairro
Cachoeirinha, será redesenhada e pensada, temporariamente, no modelo de
planejamento Zona 30. O projeto prevê a redução da velocidade máxima de 30km/h em vias locais para veículos, com o intuito de
priorizar o trajeto a pé, de bicicleta e quem tem mobilidade reduzida,
principalmente os idosos.
A intervenção na rua Simão Tamm
inclui nova pintura, plantas, guarda-sóis, bancos e outros elementos
temporários, que vão redistribuir o espaço da rua com o objetivo de tornar a
convivência entre os pedestres, ciclistas e motoristas mais pacífica. Segundo a prefeitura, nos
locais em que foi adotado, o projeto resultou na redução significativa do
número de acidentes.
O planejamento da Zona 30 na região já contou com oficinas e ações envolvendo
organizações internacionais e locais.
Zona 30
O conceito principal do Zona 30 é
garantir que a velocidade dos veículos se mantenha baixa, invertendo as
prioridades no uso da via. A coordenadora de Sustentabilidade e Meio Ambiente
da BHTrans, Eveline Trevisan, explica, entretanto, que não basta apenas
regulamentar a velocidade, mas adotar medidas combinadas, como a revisão do
desenho e a ocupação das vias, acréscimos de calçadas nas esquinas,
variação das modalidades de estacionamento, instalação rotatórias e travessias
elevadas e a ocupação dos espaços com bancos, plantas e praças.
“Precisamos desses artifícios
urbanos para que os condutores compreendam que estão trafegando num lugar
diferenciado, em que a intenção é preservar a vida das pessoas e oferecer mais
qualidade de vida para aqueles que caminham pelas ruas da cidade. E, por isso,
a identidade visual também é muito importante”, assinala.
A instalação de Zonas 30 é uma
medida contemporânea e vem sendo aplicada em diversos países, como Inglaterra,
Holanda, França, Áustria, Espanha, Canadá, México, dentre outros. No Brasil, as
cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba já contam com áreas que tiveram
as velocidades dos automóveis limitadas para o uso seguro da circulação de
pedestres e dos ciclistas.
Em Belo Horizonte
Em agosto de 2018, duas áreas de
Belo Horizonte foram objeto de estudos para a implantação do Zona 30, por
apresentarem características potencialmente favoráveis para o projeto: a região
hospitalar e o entorno da rua Simão Tamm. O objetivo é expandir o projeto para
outras regiões da cidade como a Savassi.