FecharX

Brasileiro rebate e faz lista com impressões sobre a França

<p>Texto foi motivado pelo post do francês<span> Olivier Teboul com suas impressões sobre o Brasil</span></p>



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:50

Depois do relato do francês Olivier Teboul sobre o Brasil ter se tornado um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, é a vez dos brasileiros darem sua impressão sobre a França e, claro, sobre os franceses.

Antonio Souza Neto, que morou no país por três anos, resolveu mostrar em seu blog o outro lado e relatar o olhar de um brasileiro sobre a França. Mas ele garante que tudo não passa de ?uma visão bem humorada sobre as diferenças culturais?.

Confira o texto:

1 - É mentira que franceses não tomam banho, eles tomam sim, mas nunca mais que um por dia, mesmo que seja verão e esteja fazendo um calor enorme.

2 - Os franceses não utilizam desodorante e também não se importam com o cheiro de sovaco dos outros. Um bom exemplo é o ?cheirinho de soirée? (festas francesas) onde as pessoas transpiram muito e ficam fedendo, mas ninguém se importa.

3 - Os franceses não lavam a mão antes de comer, nem depois de ir ao banheiro. Mesmo se ele tem uma classe social ou cargo alto. Na maioria das casas, há uma porta para a privada e outra para o chuveiro, sendo que Apia sempre fica no mesmo espaço que o chuveiro, impossibilitando o uso por alguém que tenha acabado de usar a privada, caso alguém esteja no banho. Ou seja, é para lavar as mãos depois de tomar banho, mas nunca depois de fazer xixi ou cocô.

4 - Na França as pessoas não escovam os dentes depois das refeições e fumam muito. Isso justifica porque pessoas com 40 anos já têm os dentes todos estragados.

5 - Na França,o transporte em geral funciona muito bem. Essa foi a maior diferença positiva que senti em relação ao Brasil. As estradas são ótimas. Os metrôs funcionam bem. E a rede de trens rápidos que liga as cidades da França é muito boa. É possível que o transporte na França seja o melhor do mundo, ou um dos melhores.

6 - O metrô de Paris fede a esgoto. Mas dizem que o esgoto de Paris é turístico, então essa deve ser a razão.

7 - A alimentação na França em muito saudável. Todos comem bastante salada e há poucos obesos.

8 -  A comida da França é muito boa, principalmente os queijos e molhos de diversos tipos.

9 - A carne de boi na França, no entanto, é horrível. Eu tenho uma teoria sobre isso: Como a indústria do leite é muito forte na França, acho que todas as vacas servem para fornecer leite, e todos os bois para reproduzir as vacas, para nascerem novas vacas e produzirem mais leite. Assim, o boi ou a vaca só vão para a sua mesa quando morrem de velho.

10 - Os franceses são muito educados com as palavras, mas não com os gestos. É muito comum ver alguém dizer ?Pardon? enquanto te empurra de propósito numa estação de metrô ou qualquer outro lugar cheio.

Confira a lista completa no blog.