FecharX

Cafeterias de Ouro Preto e Itabirito realizam workshop sobre café especiais

Evento acontece dia 19 de outubro na Ópera Café, em Ouro Preto



Créditos da imagem: Leo Homssi
Main cafe%cc%81
Para ser classificado como especial, o café precisa atingir 80 pontos pela classificação internacional SCAA (Specialty Coffee Association of America)
Pedro Grossi
15/10 às 12:27
Atualizado em 15/10 às 12:27

Para incentivar a formação do público consumidor de cafés a conhecer o universo de possibilidades do café especial, o Ópera Café (Ouro Preto) e o Tem Café? (Itabirito) oferecem, no dia 19 de outubro (sábado), o workshop Café Especial. O evento acontece das 15h às 17h, no Ópera Café (rua Direita, 75 - Centro - Ouro Preto). O valor é de R$ 150. Informações pelo telefone: 31 98661-4148.

Cafés especiais

Os cafés especiais possuem grãos isentos de impurezas e defeitos, gerando atributos sensoriais diferenciados. Para ser classificado como especial, o café precisa atingir 80 pontos pela classificação internacional SCAA (Specialty Coffee Association of America). Além da qualidade no plantio, na colheita e no beneficiamento, os cafés especiais precisam respeitar critérios de sustentabilidade ambiental, econômica e social, em todas as etapas de produção. 

Com os cafés especiais, é possível descobrir novos sabores, que passam pelo terroir (o terreno de plantio, com suas características próprias), pela forma de plantio, de colheita, de beneficiamento. Os graus de torra levam a aromas e sabores diferentes, assim como a apresentação do café, moído ou em grão, e a forma de extração. Desta forma, é possível que uma mesma variedade seja trabalhada de diferentes maneiras, proporcionando experiências sensoriais diversificadas. 

Durante o workshop, os participantes vão aprender sobre cafés especiais e suas diferenças para o café tradicional, receitas para o preparo do café, pesagem e moagem, além de métodos de extração e harmonização com café.  “Queremos unir pessoas que amem o café para eventos informativos e educativos, criando momentos de troca de experiências e de informações”, explica Juliana Alves, especialista em cafés especiais e proprietária do Ópera Café. 

Leia mais: Circuito Gastronômico da Pampulha tem atrações musicais e pratos a preços especiais