FecharX

#Repense! Campanha do Mineirão propõe o debate sobre o tratamento da mulher nos estádios

Durante todo o mês de março, placas com frases machistas e a #repense ficarão espalhadas pelo local



Créditos da imagem: Agência i7/Mineirão
Main mineirao repense
Redação Sou BH
11/03/19 às 13:48
Atualizado em 12/03/19 às 19:43

Propondo uma reflexão  importante para o mês de março, com o objetivo de compreender e combater, coletivamente, os desafios enfrentados pelas mulheres durante o ano todo, o Mineirão lançou a campanha #REPENSE. O projeto é um convite a todos os torcedores para que o estádio seja um ambiente tranquilo e agradável para a presença feminina.

Os banheiros masculinos do Gigante da Pampulha estão, desde a partida de domingo (10) entre Cruzeiro e Tombense, sinalizados com cartazes com frases machistas e que incomodam mas, infelizmente, fazem parte do dia a dia da mulher. A ideia é fazer com que os torcedores em geral repensem e reflitam sobre o tratamento destinado a elas.


Agência i7/Mineirão

"Essa movimento é capitaneado pelas funcionárias do Mineirão, que se organizaram por acreditarem que podem fazer a diferença em tornar, cada vez mais, o estádio um ambiente agradável para a mulher. O #REPENSE é um movimento que convida os torcedores a refletirem sobre o tratamento com as mulheres, principalmente, no estádio de futebol”, afirma Ludmila Ximenes, gerente de Relações Institucionais do Mineirão.

Pelos cantos do estádio

A Federação Mineira de Futebol também apoiou o movimento e expõe também a mensagem em placas de publicidade do campo com as expressões #REPENSE e POR MAIS MULHERES NO ESTÁDIO. “A FMF apoia a campanha do Mineirão que ajuda a combater o preconceito e incentiva a luta das mulheres para ocupar espaços repletos de hostilidade. A caminhada delas passa, também, pelos estádios de futebol, seja na torcida, nas tribunas de imprensa ou no campo, com funções, até pouco tempo, consideradas ‘masculinas”, ressalta o presidente da entidade, Adriano Aro.

Um vídeo da campanha, feito com torcedoras que frequentam o Mineirão, também será veiculado no telão do estádio. Além disso, no site oficial está disponível uma página explicando o movimento com orientações para auxiliar as mulheres que se sentirem importunadas tanto no estádio quanto fora dele. O movimento também ganhou as redes sociais do Mineirão, com postagens que chamam as torcedoras a contarem suas experiências, abrindo um canal de debate e conscientização.

Desde que se tornou signatário da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas, o Mineirão definiu como um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODs) o de número 5, que trata da igualdade de gênero. A meta desse objetivo é alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres.