FecharX

Cantora mineira Nath Rodrigues vence o Festival da Canção Aliança Francesa

Pelo segundo ano consecutivo, ela conquista o primeiro lugar na competição nacional



Créditos da imagem: Reprodução Redes Sociais
Main nath rodrigues capa
Como premiação, Nath ganhou duas passagens para Paris, cinco noites de hospedagem na cidade, além de um passe para o MaMA Festival & Convention, maior encontro da indústria musical na França
Redação Sou BH
01/12/21 às 07:27
Atualizado em 01/12/21 às 07:27

Interpretando a música “Jean Qui Rit, Jean Qui Pleure”, de Riff Cohen e Patricia Cohen, a cantora, compositora e instrumentista Nath Rodrigues foi a grande vencedora do Festival da Canção Aliança Francesa. A mineira venceu o concurso pelo segundo ano consecutivo e ganhou uma viagem para Paris a ser feita em 2022. Ela competiu com seis finalistas, que representaram Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Paraná e Sergipe.

"Eu havia acabado de realizar um show e fomos acompanhar a transmissão do Festival. Estava com pessoas muito queridas por perto e todo mundo vibrou comigo com uma energia incrível. É muito recente nossa volta aos palcos e isso por si só já deixa a gente muito comovido, então foi uma comemoração emocionante, em que várias pessoas vieram me parabenizar. Vencer o Festival me deu um gás muito importante para seguir com a música no ano que vem, tenho muitos planos e ir para Paris vai trazer muitas oportunidades para minha carreira”, disse Nath.

A mineira conta como se deu a escolha da música “Jean Qui Rit, Jean Qui Pleure” para a grande final: “Conheci a artista quando estava estudando o idioma francês e buscando referências sonoras e a acho ela muito irreverente, experimental e com uma sonoridade que remete ao oriente. Estou em um processo de rearranjar coisas que me inspiram e o repertório não poderia ser outro. A música estará no meu novo álbum a ser lançado no ano que vem”.

A cantora já havia ganhado a gravação de uma canção, mixagem e masterização em estúdio profissional por ter se classificado na etapa de Minas Gerais, além de garantir o lugar na final nacional.  Como grande vencedora do Festival, ela foi premiada com duas passagens para Paris, oferecidas pela Air France e cinco noites de hospedagem na cidade, além de um passe para o MaMA Festival & Convention, maior encontro da indústria musical na França, a ser realizado em outubro de 2022.

Nesta edição, assim como em 2020, a final correu de forma virtual, por meio de transmissão ao vivo nas redes sociais. As apresentações foram avaliadas por um júri composto por profissionais do meio musical ou ligados ao meio artístico, integrantes da Aliança Francesa, apoiadores e representantes de entidades francesas no Brasil.