FecharX

'Caravana da Alegria' leva circo, espetáculos e oficinas para cidades da Grande BH

Com programação gratuita, projeto está previsto de passar em Sarzedo, Rio Acima, Nova Lima e Brumadinho



Créditos da imagem: Perla Gomes
Main caravana da alegria   marcelo castillo   foto perla gomes
Gratuita, a programação inclui espetáculos e intervenções de rua, ações em semáforos, além de oficinas de arte circense, que acontecem, dessa vez, em cidades da Grande Belo Horizonte
Redação Sou BH
20/04/22 às 09:32
Atualizado em 20/04/22 às 12:11

Projeto de itinerância artística que busca circular com atividades circenses por Minas Gerais, a “Caravana da Alegria” realiza sua quarta edição entre os meses de abril e julho deste ano. Gratuita, a programação inclui espetáculos e intervenções de rua, ações em semáforos, além de oficinas de arte circense, que acontecem, dessa vez, em cidades da Grande Belo Horizonte. A circulação começa nesta quarta-feira (20), em Nova Lima, e depois segue para Rio Acima (30/5), Brumadinho (8/6) e Sarzedo (20/6). Em cada cidade, os artistas da Cia Teatro El Individuo ficarão cerca de 20 dias, promovendo as ações e criando vínculo com os moradores. 

Iniciativa do artista circense Marcelo Castillo, a “Caravana da Alegria” apresentará, ao todo, mais de 60 apresentações, intervenções e performances. A programação inclui dois solos de palhaço, os espetáculos “Grandes Roubadas” e “O Show do Trapilho”, além de 30 saídas com a performance cênica itinerante “Palhaço Cidadão” e cinco apresentações da 2ª Edição do Festival Circo do Minuto. “Nesta quarta edição, uma das maiores será o tempo de permanência em cada cidade, o que vai trazer maior convívio com o público, os alunos da oficina e os artistas locais. As cidades foram selecionadas por afinidade, seja por termos apresentado em algumas delas no passado ou pela curiosidade de conhecer lugares e escrever novos capítulos”, afirma Castillo, argentino radicado em Belo Horizonte há 18 anos.

O artista afirma que os espetáculos são como shows de variedades, que vão ocupar as ruas e os semáforos das cidades. “São espetáculos solo, com apenas um palhaço em cena: meu palhaço, o Mercúrio, em “Grandes Roubadas”, que faz parte do repertório da Cia Teatro El Individuo; e o palhaço Trapilho, em “O Show do Trapilho”, espetáculo convidado do parceiro Thiago Nicácio, que já realizou algumas montagens conosco”, afirma. “Na performance ‘Palhaço Cidadão’ propomos gerar uma relação direta entre o palhaço e o cidadão que valorize o brincar e desenvolva relações socioculturais. Os palhaços vão acessar o cotidiano das pessoas, circulando por ruas, becos, calçadas e realizando visitas domiciliares. Já o Festival Circo do Minuto chega para ressignificar o espaço público no qual artistas locais e nômades atuam há tempos, mas que ainda são marginalizados, inclusive pela classe”, completa. 

A programação se completa com a oficina de iniciação ao circo, que surge com o objetivo de fomentar o aprendizado e formar novos artistas. ‘As oficinas vêm para realizar uma semeadura da memória circense, como forma de resgate da tradição. Elas serão ministradas nas escolas públicos e a intenção é atingir 1.000 alunos nestes três meses de trabalho. Nelas, trabalharemos malabares e equilíbrio”, adianta Castillo. “A principal missão é levar alegria para as cidades selecionadas por meio de ações que envolvam a comunidade. Para a Cia, a ‘Caravana da Alegria’ é um projeto de vital importância, uma vez que fomos modelados na itinerância, nos encontros e nas trocas de experiências”, finaliza. O projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Serviço
4ª Edição da “Caravana da Alegria” – Cia Teatro El Individuo
De abril a julho, em Sarzedo, Rio Acima, Nova Lima e Brumadinho
Atividades gratuitas
Programação. Nova Lima (20/4), Rio Acima (30/5), Brumadinho (8/6) e Sarzedo (20/6)