Com uma plataforma digital dedicada, a organização espera receber 1 milhão de pessoas em uma semana de evento
A
Câmara Brasileira do Livro (CBL) vai realizar a 1ª Bienal Virtual do Livro
de São Paulo, de 7 a 13 de dezembro. Com o tema Conectando Pessoas e
Livros, o evento acontecerá pelo portal oficial do projeto, que dará acesso
gratuito a toda programação e novidades do mercado editorial. Com mais de
100 expositores e 330 autores confirmados, a iniciativa contará com uma grade
intensa de programação, venda de livros, além de rodadas de negócios.
O
ambiente virtual também vai possibilitar que o público assista a todas as
palestras por mais tempo, pois o portal ficará no ar até o dia 13 de janeiro, e
para ter acesso aos debates, basta fazer o cadastro no site oficial da Bienal. As
inscrições já estão abertas.
O evento
literário levará para o ambiente digital seus espaços culturais, como o Salão de Ideias, Papo de Mercado e Arena Virtual. Todos esses espaços irão reunir autores e profissionais do
segmento editorial em discussões com temas variados como racismo, empoderamento
feminino, comportamento e espiritualidade.
A Bienal também trará lives dedicadas aos centenários de Clarice Lispector e da obra de Agatha Christie. Quatro mesas abordarão obra e vida de Clarice e a percepção
de sua literatura hoje em dia. Já o estilo romance policial de Agatha Christie
será discutido como ainda hoje influencia a literatura do gênero, mesmo 100
anos após a publicação de seu primeiro livro, O Misterioso Caso de Styles.
O
público infanto-juvenil também não ficará de fora da 1ª edição do evento.
O Espaço Mauricio de Sousa contará com palestras sobre livros e temas
específicos para o público.
Durante
o evento, acontecerá também a 2ª edição da Jornada Profissional, com
rodadas de negócios entre players
nacionais e internacionais. Esses encontros também promovem discussões sobre os
panoramas atuais do setor e as perspectivas para o mercado editorial mundial.
Loja Virtual
Além
das lives e palestras, o público terá acesso às lojas virtuais de cada editora
participante, como Rocco, Novo Século, Livraria e Distribuidora Loyola, Grupo
Autêntica, Madras, Trilha Educacional, Edições Loyola, Aleph, Papirus, FTD,
Panini, Ave Maria, Cia das Letras, Editora Globo. Pelo site, os visitantes podem
conferir os lançamentos de seus autores favoritos e possíveis promoções. Serão
84 expositores entre editoras, livrarias e distribuidores e 22 autores
independentes que também estarão com estandes virtuais.