FecharX

Cine Theatro Brasil Vallourec reabre suas portas em BH

<p>Depois de 15 anos fechado, um dos mais tradicionais espaços culturais da cidade faz sua reinauguração com a exposição ?Guerra e Paz, de Portinari?</p>



Créditos da imagem: Divulgação/Arvore Comunicação
Main 2 cine
Divulgação/Arvore Comunicação
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:50

Depois de quase 15 anos com as portas fechadas, sendo os últimos seis de processo de restauração do prédio, o Cine Theatro Brasil Vallourec, na Praça Sete, será reaberto nesta terça-feira (8) com a exposição ?Guerra e Paz, de Portinari?. O evento, aberto apenas para convidados, acontece a partir das 20h30.

No palco do Cine Theatro Brasil Vallourec, Milton Nascimento e Hamilton de Holanda fazem uma homenagem a Candido Portinari, com composições inspiradas nos painéis ?Guerra? e ?Paz?. Ana Botafogo e Alex Neoral dançam a coreografia ?O Pintor? e dão vida à dor da ?Pietá?, um dos personagens do painel ?Guerra?. A composição foi feita pelo americano David Parsons especialmente para os painéis.

Entre as atrações da noite também estarão o coral Voz e Companhia, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais ? sob a regência do Maestro Roberto Tibiriçá ? e o Grupo Cobra Coral. No telão, vídeos históricos contam a trajetória de Portinari na concepção de ?Guerra? e ?Paz?, incluindo um trecho de discurso do ex-presidente Juscelino Kubistchek e um poema do mineiro Carlos Drummond de Andrade. O espetáculo termina com a revelação dos painéis, obras-primas do pintor brasileiro.

A exposição ?Guerra e Paz, de Portinari?, no Cine Theatro Brasil Vallourec, estará aberta para visitação do público de 9 de outubro à 24 de novembro, com entrada franca. O acesso será feito por meio de sessões, de hora em hora, com capacidade para 400 pessoas, cada, de 10h às 19h, de terça a domingo. A entrada será por ordem de chegada, sem a retirada prévia de senha.

Antes de apreciar os painéis, o público assistirá a um vídeo de 10 minutos sobre a história e o processo criativo de Portinari na elaboração dos painéis. Após a passagem pela capital mineira, os painéis serão expostos em Paris, no Grand Palais, antes de serem devolvidos à ONU, em junho de 2014.

Cine Theatro Brasil Vallourec

Com 8 mil e 300 metros quadrados de área construída, divididos em sete pavimentos (altura equivalente a 11 andares), o Cine Theatro Brasil Vallourec vai contar com dois teatros ? um com mil lugares e outro com 200, dois andares de galerias para exposições de artes visuais, área de eventos para até 650 pessoas, restaurante, loja e áreas de convivência.

Os ambientes receberam isolamento acústico e possuem sistema de ar condicionado. Será mais um local destinado à difusão das artes, com apresentações de teatro, dança, música e mostras de cinema, além de exposições de artes visuais.

Grandioso no tamanho e na história, o Cine Brasil, inaugurado em 1932, foi o primeiro edifício em art déco de Belo Horizonte e, por muitos anos, permaneceu no posto de prédio mais alto da cidade. Isso motivou muitas pessoas a pagarem ingresso para visitar o terraço e conhecer a cidade do alto. Com a reforma, o local ganhou mais um andar.

Mais informações sobre a exposição ?Guerra e Paz, de Portinari? no Sou BH.